Publicidade e Propaganda

Todos os dias, produtos e serviços surgem no mercado para satisfazer as nossas mais diversas necessidades e desejos. É nesse momento que a publicidade entra em pauta, comunicando-nos a razão e emoção de cada uma dessas marcas de forma inovadora e criativa. O curso de Publicidade e Propaganda da UniEVANGÉLICA prepara você para ser o profissional capaz de estar em qualquer uma das pontas: empreendendo, criando na agência de propaganda ou atuando em áreas de marketing e comunicação em grandes corporações, mas sempre transformando o contexto com as suas grandes idéias

Sobre o curso

O curso de Bacharelado em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda objetiva formar o profissional Publicitário que leva em consideração as particularidades geográficas, político-sociais, as acadêmicas e do mercado de trabalho, para a integralização de um ensino de qualidade, empreendedor e inovador.

O publicitário desenvolverá competências, habilidades e atitudes para transformar conhecimentos teóricos em ações práticas das diferentes aplicações publicitárias, entre elas a de solucionar problemas de mercado e institucionais dos anunciantes, utilizando ferramentas e instrumental que dominem as linguagens habitualmente usadas nos processos de comunicação, nas dimensões de criação, produção, interpretação e da técnica da publicidade e propaganda.

Refletir, interpretar e orientar o trabalho de criação e produção de campanhas de propagandas e ações publicitárias é o foco do Publicitário.

Dados do Curso

Grau: Bacharelado

Modalidade: Presencial

Regime de matrícula: Semestral

Duração: 4 anos

Turno: Noturno

Vagas: 60

Campus: Anápolis

Ato Regulatório
Autorização de Curso
Resolução CAS Nº. 63/2017
Data do documento: 05/09/2017

Muitas coisas pequenas foram transformadas em grandes pelo tipo certo de publicidade.” 

 

Marl Twain

Mercado de Trabalho

O publicitário atua em agências de publicidade e propaganda, como proprietário ou profissional contratado, desenvolvendo campanhas publicitárias e pesquisas para empresas públicas, privadas ou do terceiro setor (ONGs). Ainda pode trabalhar em canais de TV, cinema, rádio, jornais, revistas, redes sociais e blogs como planejador, desenvolvedor, roteirista, produtor, diretor de propagandas, filmes, documentários, redator, entre outras atividades da área de Comunicação Social.

O mercado de trabalho oferece oportunidades para se tornar proprietário ou profissional contratado por projeto ou fixo, de uma agência de publicidade e propaganda, indústrias, comércio, instituições públicas, classistas, sindicatos, agências de notícias, consultoria em Marketing, pesquisador de mercado, atuação, planejamento, criação, produção e desenvolvimento de mídias para os meios impressos, eletrônicos e digitais para revistas, jornais, blogs, televisão, cinema, rádio, redes sociais diversas, inclusive “streaming”.

Matriz Curricular

Estrutura Curricular

O Curso de Bacharelado em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda propõe-se a formar profissionais que trabalhem com um novo modelo empresarial, que enfatiza as decisões rápidas e a inovação tecnológica, relacionamento interpessoal harmônico, liderança participativa, tudo isso aliado a um profundo conhecimento da área específica e a uma ampla visão de negócios.

A estrutura curricular do curso apresenta disciplinas que formará um profissional que responderá às demandas do mercado, graduando seres humanos dotados de saberes e habilidades práticas para atuar com desenvoltura no mercado publicitário e áreas afins. Definirá novos espaços de trabalho, pois terá um perfil profissional empreendedor, empresarial e pesquisador, sendo ético, responsável e compromissado com as necessidades sociais emergentes. A cada semestre os estudantes desenvolverão práticas nas disciplinas Atividades Interdisciplinares, desafiando-se com novas questões a serem resolvidas e preparando-se para o mercado de trabalho, desde o primeiro período do curso. O estudante conta com laboratórios de prática; estágio supervisionado obrigatório e não obrigatório; pesquisa científica orientada; Revista Gestão, Inovação e Negócios (INSS 2447-8520) para a submissão de artigos; laboratórios específicos, como o Escritório Publicitário.

Escritório Publicitário

O Escritório Publicitário é um dos laboratórios do curso de Comunicação Social, Publicidade e Propaganda sendo compartilhado com a Empresa Júnior, um dos laboratórios do curso de Administração da UniEVANGÉLICA. Nele o estudante prestará serviços publicitários para as organizações que recebem consultorias da Empresa Júnior, também poderá estudar, pesquisar, desenvolver campanhas, estruturar portfólios publicitários, ou seja, iniciar o processo de aprendizagem profissional embasado teoricamente.

Ele dispõe de vários computadores com softwares gráficos e específicos para publicidade e propaganda, em um ambiente acolhedor e de decoração arrojada, como os das principais agências de publicidade, consultorias contemporâneas e espaços de “coworkings”. O curso também é dotado de laboratório de fotografia, produção gráfica, WEB Design, TV e Rádio.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) insere-se no eixo dos conteúdos curriculares obrigatórios para a conclusão do curso. Assim, o Trabalho de Conclusão de Curso, pelas suas peculiaridades, tem regulamentação própria, com critérios, procedimentos e mecanismos de avaliação bastante explícitos, bem como diretrizes técnicas relacionadas com a sua elaboração, conforme Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso.

Poderão ser realizados como Trabalho de Conclusão de Curso: a Monografia, o Artigo Científico (segundo as normas da ANPAD) e o Plano de Negócios.

A Coordenação de Estágio oferece apoio aos discentes e docentes na elaboração do Trabalho de Curso e no controle de frequência e avaliação das atividades do estágio supervisionado.

Regulamento de TCC – Trabalho de Conclusão de Curso nas Modalidades: Monografia, Artigo Científico e Plano de Negócio.

Solicitação de Banca Examinadora

Modelo de Artigo

Modelo de Capa do CD

Normas para Pôster Científico

Estágio Curricular

O Estágio Curricular Supervisionado é uma disciplina obrigatória a todos os alunos e faz parte da matriz curricular do sétimo período do curso de Administração. É realizado com duração de 80 h/a durante um semestre. Nesta etapa o aluno conta com a supervisão do Coordenador do Estágio, e orientação de um professor na área afim e supervisão prática no local de Estágio, através de profissional designado pela empresa concedente da pesquisa.

O acadêmico deve apresentar, bimestralmente, ao professor orientador, um relatório parcial com as atividades desenvolvidas no Estágio, assinado pelo responsável/supervisor indicado pela empresa concedente e sujeito a apreciação por parte da Coordenação do Estágio. Desta forma o Estágio Curricular Supervisionado combina trabalho técnico e científico, no momento em que as atividades práticas exercidas forem apoiadas com base na descrição deste relatório. O aluno descreve as atividades desenvolvidas no local de estágio aliando o assunto a um eixo teórico-prático das Ciências da Administração.

O Estágio Curricular Supervisionado poderá ser realizado em empresas públicas, privadas, do terceiro setor ou na Consultoria Empresa Júnior do próprio curso. Esta atividade integrará o estudante em situações profissionais concretas concernentes à profissão de Administrador.

Arquivos importantes (em pdf)

Formulários do Estágio Obrigatório:

Ficha de Inscrição
Declaração da Empresa
Requerimento de Convalidação
Termos de Compromisso
Descrição Detalhada das Atividades Desenvolvidas do Estágio
Relatório Final do Estágio

Formulários do Estágio não Obrigatório:

Formulário para avaliação do estágio (estagiário)
Formulário para avaliação do estágio (supervisor)

Atividades de Extensão

  • A concepção de extensão, proposta pela UniEVANGÉLICA, está alicerçada no ideário de transformação da sociedade a partir da prática extensionista, vista como mecanismo de articulação do tripé ensino, pesquisa e extensão.
  • São Atividades de Extensão praticadas pelos discentes do Curso de Administração da UniEVANGÉLICA Centro Universitário de Anápolis:
    • Gincana do Curso de Administração: os discentes arrecadam junto à comunidade alimentos, roupas e calçados que são doados para entidades filantrópicas do município;
    • Atividades de extensão na Disciplina Gerenciamento De Projetos: os discentes são estimulados a gerenciar um projeto de responsabilidade social junto à uma entidade filantrópica do município;
    • Atividades de extensão promovidas pela Empresa Júnior: cursos, seminários, palestras, feiras, workshops e visitas técnicas.
  • Semana do Estágio e Emprego: é realizada uma aproximação entre o curso e as principais agências de recrutamento e seleção da cidade, seja para o recebimento de currículos ou até para a realização de workshops na área de empregabilidade e marketing pessoal.
  • Semana Acadêmica e Cultural: discussão de temas emergentes, cursos e oficinas nas diversas áreas do conhecimento, gincanas, apresentações artísticas e cineclubes.
  • Jornada de Administração – JOAD e Fórum Regional de Ensino, Pesquisa e Extensão em Administração: realização de palestras, fóruns, debates e apresentação de pesquisas científicas.
  • São ainda atividades de Extensão da IES que a gestão do Curso de Administração incentiva os discentes a participar:
    • Programa Permanente para a Proteção dos Direitos Humanos;
    • Programa Permanente de Educação Continuada;
    • Programa Permanente Visitando a UniEVANGÉLICA;
    • Programa Permanente de Apoio e Desenvolvimento de Ações para a Promoção Social;
    • Projeto Ciranda;
    • Visita ao Congresso Nacional.

Pesquisa

Projetos de iniciação científica realizados pelo curso de Administração (PIBIC).

Objetivos da iniciação científica:

  • Valorizar a participação do aluno como sujeito ativo e centro do processo de ensino-aprendizagem;
  • Realizar uma proposta real de ensino, em que a dimensão humanista seja parceira direta da dimensão técnica;
  • Formar empreendedores, conscientes da realidade social e, capazes de promoverem às mudanças que valorizem e dignifiquem a vida humana.

Para o alcance dos objetivos acima descritos, a articulação nas atividades de ensino, pesquisa e extensão estarão presentes nas ações a serem desenvolvidas pelos alunos em sala ou extra-sala utilizando-se dos seguintes procedimentos metodológicos:

  • Leitura, resenhas, trabalhos monográficos para familiarizar os alunos a produção científica na área de marketing;
  • Atividades de observação, com registro sistemático das práticas que ocorrem no campo da administração e do marketing, a partir das visitas a empresas, ou da investigação das práticas de administração e mercadológicas que ocorrem no meio profissional;
  • Relatos destas atividades a serem apresentados em seminários, para a discussão e apreciação crítica, com a elaboração dos resumos das conclusões;
  • Elaboração de projetos de iniciação científica, de atividades de extensão, por meio de ações que articulem o curso com as empresas e a comunidade;
  • Realização de atividades de estágio curricular supervisionado, das atividades complementares, dos estudos de casos, e das monografias de conclusão de curso;
  • Produção de relatos de casos e de artigos e sua divulgação em eventos científicos, dentro e fora da instituição e ou na revista do curso.

Atividades Complementares

As atividades complementares se destinam a estimular a prática de estudos independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, permanente e contextualizadas atualização profissional específica, sobretudo nas relações com o mundo do trabalho, estabelecidas ao longo do curso, notadamente integrando-as às diversas peculiaridades regionais e culturais.

São Atividades Complementares oferecidas pelo Curso de Administração da UniEVANGÉLICA Centro Universitário, conforme descreve seu Regulamento de Atividades Complementares:

  • Atividades de Formação Social, Humana e Profissional: Cursos de extensão; conferências/congressos, palestras/simpósios e seminários (como ouvinte); atividades culturais; cursos em áreas afins; curso de língua estrangeira e informática; estágio extra-curricular; visitas técnicas, com supervisão dos professores; disciplinas realizadas em outras IES e que não puderam ser aproveitadas na UniEVANGÉLICA.
  • Atividades de Cunho Comunitário e de Interesse Coletivo: Participação na Empresa Júnior; Apoio na organização de eventos do curso; Auxílio no desenvolvimento de programas e projetos do curso; participação em Tribunal de Juri.
  • Atividades de Assistência Acadêmica e de Iniciação Científica e Tecnológica: Artigos Científicos ou livros publicados; Participação em Núcleo de Estudos, Projetos de Iniciação Científica e Pesquisas vinculadas às áreas estratégicas do curso de Administração; Cursos Extraordinários e eventos técnico-científicos (como apresentador); Exercícios de Monitoria.

Além das Atividades Complementares que o próprio aluno pode realizar fora do âmbito da IES, o Curso de Administração também realiza as seguintes atividades acadêmicas também válidas como complementares:

  • Promoção (anualmente) da Semana Acadêmica e Cultural de Administração, onde há participação dos alunos tanto na organização, na escolha de palestrantes e temas como na operacionalização do evento.
  • Promoção (anualmente) da JOAD – Jornada de Administração, evento que também envolve a Empresa Júnior, professores e alunos do curso no planejamento, organização e realização, no intuito de discutir temas emergentes da administração com a presença de palestrantes de renome nacional.
  • Promoção (anualmente) do Fórum Regional de Ensino, Pesquisa e Extensão em Administração, que busca discutir o ensino da administração nos diversos níveis, por meio de debates, mesas redondas, e a apresentação de resumos expandidos.
  • Promoção contínua de atividades de extensão voltadas ao atendimento das necessidades dos alunos e suas demandas, tais como cursos de extensão, palestras, miniconferências, cursos especiais, cursos de verão, gincanas beneficentes, análise de filmes – cine clube, visitas técnicas, etc.
  • Divulgação de eventos da área da Administração e afins aos acadêmicos com o objetivo de estimulá-los a participarem de eventos complementares, tanto realizados pela IES como externos, como palestras, seminários, congressos, viagens para visitas técnicas, etc.
  • Estímulo à participação das apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso a fim de promover uma troca de experiências entre a comunidade acadêmica.
  • Estímulo à participação do Programa Institucional de Iniciação Científica (PBIC);
  • Estímulo à participação pela comunidade acadêmica das reuniões dos órgãos colegiados do curso, como o NDE.

Regulamento das atividades complementares

Diretora do curso

Profª. M.e Juliana Luíza Moreira Del Fiaco

Graduada em Comunicação Social habilitação em Jornalismo (UFG) também em Ciências da Administração (UEG); Especializações em Docência do Ensino Superior (UEG) e Gestão Empresarial (UEG) e Mestrado em Ciências da Educação Superior, título convalidado pela PUC-GO com ênfase no ‘estudo na seleção de professores e técnicos administrativos em IES’. Experiências em comunicação social, educação no Ensino Superior; gestão empresarial (Recursos Humanos e Gestão da Qualidade) em várias organizações; consultoria empresarial; coordenação de Núcleo de Inovação Tecnológica e coordenação de Revista Científica.

Currículo Lattes

Tenho Interesse

Tenho Interesse

Gostaria de receber mais informações sobre o curso? Preencha seus dados abaixo que em breve entraremos em contato:

Ainda tem Dúvidas? Contate-nos.

Telefone: (62) 3310-6684 / 0800 603 2023

Whatsapp: (62) 99804-1737

E-mail: relacionamento@unievangelica.edu.br

Fale com a diretora

E-mail: juliana.fiaco@unievangelica.edu.br

Share
Loading...