Psicologia

O curso de Psicologia da UniEVANGÉLICA forma profissionais com senso crítico aguçado e com forte compromisso social. Com uma formação de excelência e de proximidade com a comunidade, os estudantes recebem um aprendizado focado em autonomia, responsabilidade, compromisso ético, técnico e científico. As disciplinas aprendidas ao longo da trajetória de ensino ajudam a construir acadêmicos conscientes e transformadores da sociedade.

Sobre o curso

O curso de Psicologia se propõe a formar um profissional generalista que seja consciente da necessidade constante de buscar aprofundamento e atualização de seus conhecimentos. Para tanto, apresenta uma estrutura curricular voltada para a formação humanística e técnico-científica, pautada nos princípios da ética e da cidadania, com uma visão global da realidade social, evidenciando a responsabilidade e compromisso institucional com a comunidade onde está inserida. Considera os princípios da construção do saber, da flexibilidade curricular e da multidisciplinaridade, como fundamentais para consolidação do Projeto Pedagógico de Curso e, ainda, a forma de possibilitar a autonomia profissional e intelectual.

O curso de Psicologia investe na formação de um profissional competente que, a partir do domínio dos conhecimentos da psicologia, seja capaz de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a análise, avaliação, prevenção e intervenção em processos psicológicos e psicossociais. Capazes ainda de desenvolver ações que contribuam efetivamente nos diversos ambientes de trabalho em que estiver inserido, atuando em equipes multidisciplinares com comportamento ético, sensível ao sofrimento humano e promovendo a consolidação da cidadania.

Dados do Curso

Grau: Bacharelado

Modalidade: Presencial

Regime de matrícula:Semestral

Duração: 5 anos

Turno: Matutino e Noturno

Vagas: 60

Campus: Anápolis

Ato Regulatório
Autorização de Curso
Portaria SERES/MEC Nº. 694/2013
Data do documento: 17/12/2013
D.O.U. 18/12/2013

“O que é necessário para mudar uma pessoa é mudar sua consciência de si mesma.”

Abraham Maslow

Mercado de Trabalho

A psicologia, atualmente, possui vários campos de atuação, não se limitando mais apenas aos espaços dos consultórios. O psicólogo atua em todos os níveis de saúde, desde a atenção primária, caracterizada pelas ações preventivas, até a psicologia hospitalar. Atua ainda na área da educação, intervindo nos processos psicossociais da aprendizagem, em espaços sociais tais como empresas, indústrias, organizações de ação social, governamentais e não governamentais. Existem também os novos campos de atuação do psicólogo, que estão em pleno processo de expansão, tais como a psicologia jurídica, do esporte e do trânsito.

Diferenciais

O curso de psicologia do Centro Universitário de Anápolis recebeu a nota máxima do MEC (5,0) na avaliação de seu projeto pedagógico. Para receber essa nota foram avaliados vários quesitos, tais como o quadro docente, composto majoritariamente por mestres e doutores, o espaço físico e condições de ensino, e a proposta pedagógica inovadora que se diferencia por propor uma integração de conteúdos a cada semestre.

Matriz Curricular


Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC constitui-se numa atividade acadêmica de sistematização do conhecimento sobre um objeto de estudo pertinente à profissão ou curso de graduação, desenvolvida mediante controle, orientação e avaliação docente, cuja exigência é um requisito essencial e obrigatório para a obtenção do diploma. Entende-se por atividades acadêmicas aquelas que articulam e inter-relacionam os conteúdos das disciplinas estudadas com as experiências cotidianas, dentro e fora da instituição, para ratificar, retificar e/ou ampliar o campo de conhecimento.

O TCC, no Curso de Psicologia da UniEVANGÉLICA, será desenvolvido dentro das disciplinas de TCC no 8º e 9º períodos.

Regulamento TCC

Manual TCC

Linha de Pesquisa

Tutorial Projeto de Pesquisa

 

Estágio Curricular

Os Estágios serão realizados na Clínica Escola do Curso de Psicologia da UniEVANGÉLICA e em unidades conveniadas (Estágios Extramuros) sendo que a UniEVANGÉLICA já possui alguns convênios e campos de estágio, a saber:

  • As unidades públicas de saúde: a UniEVANGÉLICA mantém convênio com a Prefeitura Municipal de Anápolis sendo que grande parte das unidades de saúde do município já recebem estagiários da UniEVANGÉLICA de outros cursos tais como odontologia, fisioterapia, enfermagem e medicina. Esses campos de estágio serão preparados para receber alunos para a prática da psicologia clínica e psicologia da saúde.
  • Núcleo de prática jurídica: A UniEVANGÉLICA mantém em funcionamento um escritório de advocacia para estagiários de Direito que atende a comunidade gratuitamente. Esse campo também será estruturado para estágio em psicologia jurídica.
  • Projeto Criar e Tocar: A mantenedora da UniEVANGÉLICA mantém o projeto Criar e tocar direcionado a inclusão de crianças em situação de risco social, onde já está sendo estruturado um campo de estágio para o curso de psicologia nas áreas de psicologia escolar e psicologia comunitária.
  • Consultoria Empresa Júnior: constituída por alunos do curso de Administração da UniEVANGÉLICA, presta consultoria e desenvolve projetos para empresas, entidades e sociedade em geral, nas suas áreas de atuação, podendo abrigar estagiários de psicologia do trabalho.

Regulamento Estágio Supervisionado

Atividades de Extensão

As atividades de extensão são propostas e realizadas pelo curso de psicologia a fim de enriquecer o percurso do aluno, propondo diferentes oportunidades de aprofundamento e de prática. Atualmente, contamos com uma atividade de extensão na Missão Vida que se ocupa da recuperação de homens de rua, participamos do projeto Amazônia da UniEVANGÉLICA nas comunidades ribeirinhas do Rio Negro. Além disso, realizamos no mínimo dois eventos por ano de aprofundamento teórico em temas da psicologia em forma de palestras, conferencia e minicursos com convidados externos.

Pesquisa

A iniciação científica é uma modalidade de ensino-aprendizagem que procura dar oportunidade a alunos de graduação, por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa, sob a orientação de professores. Essa atividade busca preparar jovens cientistas para o exercício da pesquisa, dando oportunidade ao questionamento, sistematização e organização do saber, transformando os alunos, de receptores de informações para produtores de seu próprio conhecimento. Tal prática tem demonstrado importância na formação de jovens cientistas e no desenvolvimento das habilidades dos professores pesquisadores. Essa formação acadêmica dos alunos e professores constitui o diferencial de instituições que investem em pesquisa, tendo a produção de um ensino de qualidade, crítico, voltado para os constantes desafios apresentados pela sociedade como parâmetro de sua atuação.

Atividades Complementares

As Atividades Complementares, cuja obrigatoriedade está em consonância com o Projeto Pedagógico do Curso e as Diretrizes Curriculares vigentes, têm a finalidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.

As Atividades Complementares deverão ser realizadas pelo aluno a partir de seu ingresso no curso, devendo cumprir 200 (duzentas) horas para a conclusão do Curso de Psicologia.

A integralização das Atividades Complementares é condição necessária para a colação de grau e deverá ocorrer durante o período em que o aluno estiver regularmente matriculado, excetuando-se eventuais períodos de trancamento.

Coordenador do curso

Dra. Lila Maria Spadoni Lemes

Doutora em psicologia pela Université Paris Descartes, Sorbonne, revalidado pela UNB. Mestre pela Universidade Católica de Goiás (2005) e graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (1995). Foi aluna de Michel-Louis Rouquette, pesquisador francês que contribuiu para o desenvolvimento e expansão da teoria das representações sociais. Publicou o livro Psicologia aplicada ao direito pela editora Ltr e coordenou a publicação do livro “Contribuições da Psicologia Social ao Direito”, coletânea composta por textos de cinco universidades francesas e duas brasileiras. Possui publicações em revistas nacionais e internacionais nas áreas de educação, psicologia jurídica e psicologia da saúde.

Currículo Lattes

Ainda tem Dúvidas? Contate-nos.

Telefone: (62) 3310-6684 / 0800 603 2023

Whatsapp: (62) 99804-1737

E-mail: relacionamento@unievangelica.edu.br

Fale com a diretora

E-mail: lila.lemes@unievangelica.edu.br

Loading...