Pedagogia

A educação tem o poder de transformar o mundo. Sabemos da grande responsabilidade que o curso de Pedagogia da UniEVANGÉLICA tem desde 1961 oferecendo uma sólida base teórico-prática que prepara o futuro Pedagogo para atuar em diferentes contextos educativos. O principal objetivo está na formação de profissionais para a docência e gestão de espaços escolares e não escolares, contribuindo para uma educação de excelência que prioriza a ética, a investigação, a cidadania e a solidariedade.

Sobre o curso

O curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação da UniEVANGÉLICA é estruturado para proporcionar compreensão do contexto da sociedade contemporânea e as implicações para a Educação, compreensão do fenômeno educativo no âmbito da docência e gestão educacional. O Projeto Acadêmico-Curricular do curso propicia uma formação integrada para a docência na educação infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e para a gestão educacional. O profissional atuará como professor na educação infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos e na organização e gestão de unidades, projetos e experiências educacionais escolares e não escolares.

Dados do Curso

Grau: Licenciatura

Modalidade: Presencial

Regime de matrícula:Semestral

Duração: 3 anos e meio

Turno: Noturno (com aulas aos sábados no turno vespertino)

Vagas: 60

Campus: Anápolis

Ato Regulatório – Renovação de Reconhecimento
Portaria SERES/MEC Nº. 914/2018
Data do documento: 27/12/2018
D.O.U. 28/12/2018

A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.

 

Nelson Mandela

Mercado de Trabalho

Mercado de trabalho O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos e na Gestão Educacional como coordenadores pedagógicos, administradores, supervisores e orientadores educacionais.

O pedagogo poderá atuar ainda em:

  • Hospitais(acompanhamento de escolarização de alunos hospitalizados);                       
  • Brinquedotecas (direção e assessoramento);                                                                           
  • Empresas e organizações particulares (assessorias, treinamento de pessoal, programação de cursos e eventos);                                                               
  • Telecursos (monitoria de cursos);                                                                                                 
  • Creches (organização, gestão e assistência pedagógica).

 

Diferenciais

  • Estágios acompanhados por professores que visitam, periodicamente, as instituições-campo, oferecendo orientação, apoio e segurança aos alunos.
  • Biblioteca específica e atualizada.
  • Laboratório Pedagógico: espaço para a realização das atividades práticas, microensino, oficinas pedagógicas e elaboração de material didático.
  • Brinquedoteca: Núcleo de apoio pedagógico, no qual professores e alunos podem discutir, analisar e compreender a importância do brinquedo no desenvolvimento integral da criança e na construção do conhecimento.
  • Laboratório de Informática.
  • PBIC – Programa de Bolsas de Iniciação Científica.
  • PIBID – Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.
  • Curso 4 estrelas na avaliação anual de cursos superiores publicada no Guia de Estudante- Melhores Universidades 2014.

Matriz Curricular

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC é uma atividade de integração curricular obrigatória do Curso de Pedagogia, prevista na matriz curricular do curso. Consiste de trabalho final de nível científico, abordando temas referentes ao curso, preferencialmente, relacionado à prática profissional. O objetivo geral é possibilitar ao aluno o desenvolvimento de sua capacidade intelectual e científica, por meio da pesquisa e produção em uma temática de interesse, na área do curso.

Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso

Estágio Curricular

O Estágio Curricular faz parte do processo de formação profissional do acadêmico do curso superior, permitindo-lhe a presença participativa em ambientes afins à habilitação pleiteada e deve ocorrer em atividades da respectiva área de atuação profissional, sob a responsabilidade dos cursos e de professores competentes das áreas específicas.

Em função do caráter formador, que favorece a relação entre teoria e prática social, o Estágio Supervisionado é disciplina obrigatória e deve ser planejada de acordo com o projeto pedagógico do curso.

Regulamento do Estágio

Atividades de Extensão

O curso de Pedagogia se envolve continuamente em projetos de extensão e seus alunos participam do planejamento, execução e avaliação de serviços prestados à comunidade, atuando em escolas, em outras instituições educacionais e em vários setores da sociedade em geral.

Atividades e Projetos desenvolvidos:

  • Projeto “UniEVANGÉLICA CIDADÔ, promovido pela mantenedora anualmente, em que o curso de Pedagogia, por meio dos professores e acadêmicos, oferece oficinas pedagógicas a pessoas da comunidade.
  • Projeto UniCIDADÃ ITINERANTE – projetos e/ou programas dentro das atividades extracurriculares do curso, promovendo o intercâmbio e a cooperação com escolas de Ensino Fundamental e Instituições Sociais e de Saúde do município de Anápolis e municípios vizinhos.
  • Programa de Apoio Pedagógico – O curso de Pedagogia por meio de convênio com as Instituições: IEL-Instituto Euvaldo Lodi; CIEE- Centro de Integração Empresa-Escola; PETI(Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) mantido pela Prefeitura Municipal de Anápolis, possibilita a participação dos acadêmicos em atividades compatíveis com a programação curricular estabelecida para o curso em forma de Estágios Extracurriculares desenvolvidos em Instituições Educacionais, Projetos Sociais e Unidades Escolares nas seguintes áreas: recreação, reforço escolar, gestão educacional, educação especial etc., visando a ampliação do espaço pedagógico na formação acadêmico-profissional dos acadêmicos no mundo do trabalho e articulação do curso com outros segmentos sociais. Constituem-se campos de estágio extracurricular: Atividades e Projetos de Extensão, Projetos Pedagógicos em escolas e em outros ambientes educativos, Instituições Educacionais que desenvolvem Projetos de interesse social, Organizações Não Governamentais, Empresas etc.

Pesquisa

Na UniEVANGÉLICA, a pesquisa relaciona-se com a comunidade acadêmica de duas formas: a primeira se volta para a autonomia docente, uma vez que o ato de pesquisar conduz à revisão de conceitos, aplicação de métodos de investigação, análise e busca de explicação de fenômenos e à publicação de resultados que possibilitem a identificação de respostas para os problemas específicos da vida cotidiana do ser humano; a segunda é a compreensão da lógica da ciência, colocando-se à disposição dos alunos, professores e pesquisadores a prática da pesquisa científica, no sentido de incentivar a investigação científica em sua relação com a coletividade.

Ao pensar na pesquisa como prática pedagógica, o curso de Pedagogia tem o compromisso de garantir uma boa formação intelectual aos futuros profissionais da educação, por meio de investigação crítica sobre as práticas vivenciadas em atividades de extensão, atividades práticas e nos estágios supervisionados, buscando apontar mudanças necessárias para o contexto educacional da nossa sociedade.

A pesquisa é importante para a formação de professores não só pela utilização de seus resultados para o processo ensino-aprendizagem, mas pela promoção do desenvolvimento da competência pessoal e profissional e das habilidades necessárias para atuar com criatividade, autonomia.

Atividades Complementares

É preciso garantir que os currículos escolares, em especial os de nível superior, incluam dimensões da cultura humana que, mesmo valorizando o cognitivo, o desenvolvimento racional e lógico das disciplinas escolares, deem espaço para outros aspectos da formação, como as artes, o trabalho de extensão, a iniciação científica etc. Inclui ainda as diferentes linguagens da cultura humana, como a arte em suas variadas manifestações estéticas, e literárias, etc. Abrange a produção científica, as ideias, as concepções, as imagens e a tecnologia. Por isso há a inclusão no projeto pedagógico do curso atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos alunos, por meio da iniciação científica, da extensão, da monitoria e de atividades extracurriculares.

Regulamento das Atividades Complementares

Diretora do curso

M.a Libna Lemos Ignácio Pereira

A diretora do curso é graduada em Pedagogia, especialista em Administração e Supervisão Escolar e Mestre em Ciências Humanas – área de concentração: Educação.

Currículo Lattes

 
 

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