Nutrição

Sobre o curso

O curso de Nutrição do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA tem como objetivo formar o nutricionista com visão crítica da realidade social, econômica e cultural, capacitando a desenvolver atividades de assistência no campo da nutrição humana individual e coletiva, visando à segurança alimentar e à atenção nutricional. A percepção do graduado em Nutrição da UniEVANGÉLICA é holística e percebe o ser-humano como um todo integrado ao seu meio.

Dados do Curso

Grau: Bacharelado

Modalidade: Presencial

Regime de matrícula:Semestral

Duração: 4 anos

Turno: Noturno

Vagas: 60

Campus: Anápolis

“A nutrição correta durante a vida é o fator essencial para determinar a qualidade de vida que uma pessoa poderá esperar nos anos mais avançados.”

 

Jill Shuman

Perfil do Egresso

I – Aplicar conhecimentos sobre a composição, propriedades e transformações dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano, na atenção dietética;

II – Contribuir para promover, manter e ou recuperar o estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais;

III – Desenvolver e aplicar métodos e técnicas de ensino em sua área de atuação;

IV – Atuar em políticas e programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e sanitária, visando a promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional;

V – Atuar na formulação e execução de programas de educação nutricional; de vigilância nutricional, alimentar e sanitária;

VI – Atuar em equipes multiprofissionais de saúde e de terapia nutricional;

VII – Avaliar, diagnosticar e acompanhar o estado nutricional; planejar, prescrever, analisar, supervisionar e avaliar dietas e suplementos dietéticos para indivíduos sadios e enfermos;

VIII – Planejar, gerenciar e avaliar unidades de alimentação e nutrição, visando a manutenção e/ou melhoria das condições de saúde de coletividades sadias e enfermas;

IX – Realizar diagnósticos e intervenções na área de alimentação e nutrição, considerando a influência sociocultural e econômica que determina a disponibilidade, consumo e utilização biológica dos alimentos pelo indivíduo e pela população;

X – Atuar em equipes multiprofissionais destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades na área de alimentação e nutrição e de saúde;

XI – Reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

XII – Desenvolver atividades de auditoria, assessoria, consultoria na área de alimentação e nutrição;

XIII – Atuar em marketing de alimentação e nutrição;

XIV – Exercer controle de qualidade dos alimentos em sua área de competência;

XV – Desenvolver e avaliar novas fórmulas ou produtos alimentares, visando sua utilização na alimentação humana;

XVI – Integrar grupos de pesquisa na área de alimentação e nutrição; e

XVII – Investigar e aplicar conhecimentos com visão holística do ser humano, integrando equipes multiprofissionais. Parágrafo Único. A formação do nutricionista deve contemplar as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS).

Diferenciais

O curso de Medicina da UniEVANGÉLICA tem como grande diferencial a “educação orientada para a comunidade” e a “aprendizagem baseada em problemas”. A primeira é característica das instituições cujos objetivos e princípios básicos são determinados pelas necessidades da comunidade, cujos currículos adotam um enfoque integral da saúde e desenvolvem atividades comprometidas com a meta de saúde para todos. Já a segunda é um método pelo qual o estudante ou o trabalhador de saúde utiliza a situação de um paciente, uma questão da assistência à saúde ou um tópico de pesquisa, como estímulos para aprender. Após análise inicial do problema, os estudantes definem seus objetivos de aprendizagem e buscam as informações necessárias para abordá-lo. Após, relatam o que encontraram e o que aprenderam.

Matriz Curricular

A organização curricular do curso da UniEVANGÉLICA se desenvolve por meio de módulos temáticos que deverão orientar-se em sua construção por sistemas orgânicos, ciclos de vida e apresentações clínicas, integrando um conjunto nuclear de conhecimentos, habilidades e atitudes que são desenvolvidos como objetivos educacionais. Prevê a utilização de Metodologias Ativas como a Aprendizagem Baseada em Problemas e a Problematizarão como ferramentas pedagógicas de ensino, desenvolvendo uma base integrada de conhecimentos, práticas e atitudes no profissional em formação, que se manifesta estruturalmente nos eixos humanístico-profissional, técnico-científico e comunitário assistencial.

O curso desenvolve-se em 12 semestres. Até o 8° período ou semestre, são ministrados cinco módulos temáticos por semestre, divididos em atividades teóricas, atividades práticas e atividades de saúde coletiva. As atividades teóricas desenvolvem-se, sob a forma de grupos tutoriais e atividades em laboratórios, por meio dos problemas que integram as disciplinas básicas (Anatomia, Histologia, Embriologia, Bioquímica, Fisiologia, Farmacologia, Genética, Biologia Molecular, Microbiologia, Imunologia, Parasitologia, Epidemiologia). As atividades práticas, desenvolvem-se por meio de atividades relacionadas à semiologia, conteúdos de clínicas médica e cirúrgica, além dos conhecimentos em ginecologia-obstetrícia e em pediatria. Dentro das atividades de saúde coletiva, sob a forma de interação com a comunidade, desenvolvem-se a iniciação científica e os conhecimentos sobre ensino e pesquisa. O internato médico (9º ao 12º períodos) não se estrutura por módulos, por ser estágio em serviço, mas contempla as cinco áreas essenciais para a formação generalista.

O currículo é estruturado longitudinalmente, buscando o desenvolvimento das habilidades necessárias para o exercício adequado da Medicina. O programa compreende o desenvolvimento de habilidades clínicas, realização de exame físico, de procedimentos médicos, de exames laboratoriais, das técnicas de comunicação social, acesso aos meios contemporâneos de informação médica e capacitação para a leitura crítica. As atividades têm periodicidade semanal e seguem um calendário específico.

Os dois últimos anos, 5a e 6a séries, correspondem ao Estágio Curricular Obrigatório, em Regime de Internato, com treinamento intensivo e contínuo nas áreas básicas de Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Ginecologia-Obstetrícia e Saúde Coletiva, sob a supervisão dos docentes e de preceptores selecionados na própria unidade de saúde onde o estágio é realizado. Nessa fase, as habilidades clínicas são desenvolvidas com estágios rotativos nos Hospitais de Ensino e nos Ambulatórios da Rede de Saúde da cidade de Anápolis.

Há, também, apoio técnico científico desde o início do curso por professores de metodologia científica. Por meio dessa consultoria, os alunos aprendem a finalidade e a aplicação da metodologia científica no mundo acadêmico, compreendem a estruturação do trabalho acadêmico-científico, elaboram um resumo e uma resenha, conhecem as normas e padrões exigidos na elaboração dos trabalhos de conclusão de curso, As conferências acompanham o desenvolvimento dos módulos temáticos. São ministradas com até duas horas de duração e de três a quatro vezes por semana e proferidas por professores do curso ou convidados, sempre sobre temas que estiverem sendo abordados nos grupos tutoriais. Têm a finalidade de contribuir para a sistematização de conteúdos. As atividades de extensão no curso são desenvolvidas por docentes e acadêmicos, durante todos os períodos do curso e têm a finalidade de complementar as atividades curriculares.

20151
Periodo: 1
Disciplina CH
CONCEPÇÃO E FORMAÇÃO DO SER HUMANO 120
HABILIDADES MÉDICAS I 160
INTRODUÇÃO DO ESTUDO DA MEDICINA 120
MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE I 80
METABOLISMO 120
Periodo: 2
Disciplina CH
AGENTES BIOLÓGICOS E MECANISMOS DE AGRESSÃO 120
FUNÇÕES BIOLÓGICAS 120
HABILIDADES MÉDICAS II 160
MECANISMOS DE AGRESSÃO E DEFESA 120
MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE II 80
Periodo: 3
Disciplina CH
HABILIDADES MÉDICAS III 160
MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE III 80
NASCIMENTO, CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO 120
PROCESSO DE ENVELHECIMENTO 120
SAÚDE DA MULHER, SEXUALIDADE HUMANA E PLANEJAMENTO FAMILIAR 120
Periodo: 4
Disciplina CH
FEBRE, INFLAMAÇÃO E INFECÇÃO 120
HABILIDADES MÉDICAS IV 160
INTERAÇÃO ORGANISMO HUMANO E DROGAS 120
MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE IV 80
PROLIFERAÇÃO CELULAR 120
Periodo: 5
Disciplina CH
DOENÇAS CAUSADAS POR AGENTES MICROBIANOS 80
DOENÇAS CAUSADAS POR PARASITAS 80
DOENÇAS RESULTANTES DA AGRESSÃO AO MEIO AMBIENTE 80
HABILIDADES MÉDICAS V 320
MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE V 80
Periodo: 6
Disciplina CH
DESORDENS NUTRICIONAIS E METABÓLICAS 80
HABILIDADES MÉDICAS VI 320
LOCOMOÇÃO E APREENSÃO 80
MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE VI 80
PROBLEMAS MENTAIS E DE COMPORTAMENTO 80
Periodo: 7
Disciplina CH
DOR 80
DOR ABDOMINAL, DIARRÉIA, VÔMITO E ICTERÍCIA 80
HABILIDADES MÉDICAS VII 320
MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE VII 80
PERDA DE SANGUE 80
Periodo: 8
Disciplina CH
DISPNÉIA, DOR TORÁCICA E EDEMAS 80
DISTÚRBIOS SENSORIAIS, MOTORES E DA CONSCIÊNCIA 80
EMERGÊNCIAS 80
HABILIDADES MÉDICAS VIII 320
MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE VIII 80
Periodo: 9
Disciplina CH
INTERNATO I 960
Periodo: 10
Disciplina CH
INTERNATO II 960
Periodo: 11
Disciplina CH
INTERNATO III 960
Periodo: 12
Disciplina CH
INTERNATO IV 320
OPTATIVA 320

Trabalho de Conclusão de Curso

O curso de Medicina da UniEVANGELICA, por entender que os acadêmicos durante o período de Internato está em atividade prática em período integral, optou por realizar um Trabalho de Curso ao invés do Trabalho de Conclusão de Curso, com finalização no 8º período do curso

O Trabalho de Curso (TC) traz como proposta a formação profissional pautada na interação da teoria com a prática, onde a capacidade de refletir é constantemente estimulada. O desenvolvimento do TC permite a formação de profissionais criativos, capacitados nas diferentes demandas que a prática profissional lhes impõe. O processo de elaboração de um TC traduz-se para o estudante como uma somatória de habilidades que se agrega ao seu repertório de saberes, proporcionando o aprofundamento do estudo sobre determinada temática, de forma organizada e metódica.

O TC suscita que o estudante empregue os saberes assimilados ao longo de seu curso e aponte uma contribuição efetiva no avanço científico e tecnológico É de extrema importância por representar um trabalho que explora um assunto único, procurando aprofundar-se no mesmo e definindo diretrizes e resoluções para a temática abordada, de forma a contribuir no crescimento e desenvolvimento da carreira.

Estágio Curricular

Programa Integrado de Saúde Coletiva – PISC

O PISCcoloca o aluno precocemente – a partir do primeiro semestre – em contato com atividades de atenção à saúde na comunidade; fazê-lo conhecer uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e equipes de saúde da família (ESF), observando como são atendidas as necessidades da sua área de abrangência; proporcionando aos docentes e discentes o trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar; sendo desenvolvido durante todo o ano.

Hospitais Conveniados

O estudante do Curso de Medicina da UniEVANGÉLICA realiza estágios durante todo o curso em hospitais conveniados de Anápolis e região (Santa Casa de Anápolis, Hospital Evangélico Goiano. Hospital de Urgências de Anápolis, Unidades Básicas de Saúde). O estágio em hospitais públicos e privados da rede de Serviço de Saúde fornece aos estudantes a vivência da realidade da profissão e produz uma preparação diferenciada para enfrentar os desafios como futuro profissional médico.

Internato

O internato do Curso de Graduação em Medicina é uma fase obrigatória e o acadêmico recebe treinamento em serviço sob a supervisão de preceptores e docentes da rede (SUS). Tem a duração de dois anos e compreende cinco áreas: Medicina Interna, Gineco-Obstetrícia, Clínica Cirúrgica, Pediatria e Saúde Coletiva/Medicina da Família e Comunidade, abrangendo os três níveis de assistência à saúde (primário, secundário e terciário).

O internato baseia-se no desenvolvimento de habilidades e competências, desenvolvidas em etapas progressivas que compreendem do simples saber e do saber como para a etapa mais importante do processo ensino-aprendizagem que é o fazer.

Atividades de Extensão

A extensão, entendida como uma das funções básicas da universidade, caracteriza-se pela interação sistematizada desta com a comunidade, visando contribuir para o seu desenvolvimento e nela buscar conhecimentos e experiências para a avaliação e revitalização do ensino e da pesquisa.

São consideradas atividades de extensão quaisquer tipos de condutas que envolvam: programas, projetos, eventos, cursos, prestação de serviços, produção e publicações; relacionadas às áreas temáticas realizadas em nome do Centro Universitário de Anápolis, dentro ou fora da Instituição. Essas atividades podem estar ou não inseridas nos planos de ensino.

Uma das propostas do curso de medicina é aliar ensino, pesquisa e extensão. Isso é facilmente observado dentro da disciplina de PISC, que promove atividades extensionistas na comunidade e estimula o desenvolvimento de pesquisa dentro da comunidade, o que gera trabalhos científicos que são apresentados durante a mostra acadêmica anual e também em outros eventos científicos.

Além disso, são várias as atividades extensionistas que o curso de medicina participa, inclusive extra-muros. Podemos destacar: a ação global, projeto em parceria com a rede globo e que atende a comunidade Anapolina; projeto ciranda, em que há várias atividades de atendimento na área de saúde, jurídica e também oficinas de educação, e que atende em média 30 mil pessoas.

O curso de medicina também estabeleceu parcerias com a secretaria da saúde, onde foi desenvolvido um curso de capacitação dos profissionais da secretaria da saúde sobre aleitamento materno no ano de 2011, sendo que foram oferecidas várias oficinas e que vários alunos do curso de medicina tiveram oportunidade de participar como monitores e organizadores do evento.

As ações de extensão concebidas nesta perspectiva são executadas com qualidade técnica e científica, e atendem um contingente populacional local, regional e nacional significante.

No curso de medicina, ocupam uma posição de destaque, as Ligas Acadêmicas- formadas com o principal objetivo de incrementar positivamente a formação acadêmica dos alunos membros. São organizadas por acadêmicos e professores, caracterizadas como atividades extracurriculares e desenvolvem ações comunitárias, eventos científicos e atividades de pesquisa.

Pesquisa

A UniEVANGÉLICA considera a pesquisa como elemento catalisador do conhecimento científico, técnico, humanístico e ético, que, articulada ao ensino e extensão, exerce relevante papel na produção do conhecimento, propiciando o envolvimento teórico-empírico e a formação profissional pelo exercício da reflexão.

O estudante tem a possibilidade de realizar pesquisas, sobre orientação de um professor, dentro de um dos seguintes programas:

a) Programa de Bolsa Iniciação Científica – (PIBIC), é uma modalidade de ensino-aprendizagem que visa oportunizar a alunos de graduação desta IES a experiência de questionamento, sistematização e organização do saber, elevando-os da condição de receptores de informações para a de atores da produção de seu próprio conhecimento.

b) Programa de Iniciação Científica Voluntária – (Pro- InCiV), é um programa voltado para a iniciação voluntária à pesquisa de alunos de graduação do UniEVANGÉLICA, através do estímulo a pesquisadores produtivos no sentido de envolver estudantes de graduação nas atividades científica, tecnológica e artística-cultural.

Atividades Complementares

São atividades de caráter científico, cultural e acadêmico, previstas no currículo do curso e que objetivam o desenvolvimento de estudos do interesse dos acadêmicos e promovem a diversificação dos espaços educativos.

Essas atividades visam à integralização da matriz curricular, complementando o currículo dos cursos e enriquecendo-o com práticas independentes, com estudos que incluem uma imensa variedade de opções, como: monitorias, estágios, programas de iniciação científica, programas de extensão, projetos de pesquisa, participação em seminários, eventos artístico-culturais, congressos, simpósios, jornadas, etc.

Diretora do curso

Cyntia Rosa de Melo Ribeiro Borges

Nutricionista graduada pela Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás. Especialista em Nutrição e Saúde Pública e Mestre em Nutrição e Saúde pela Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás(UFG). Especialista em Atividade Física e suas Bases Nutricionais pela Universidade Veiga de Almeida(RJ). Tem experiência nas áreas de Nutrição Clínica com ênfase em Saúde Publica e Saúde Materno Infantil.

Currículo Lattes

Ainda tem Dúvidas? Contate-nos.

Telefone: (62) 3310-6684 / 0800 603 2023

Whatsapp: (62) 99804-1737

E-mail: relacionamento@unievangelica.edu.br

Fale com a diretora

E-mail: cyntia.borges@unievangelica.edu.br

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