Gestão da Qualidade

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade, forma profissionais focados na elaboração, implantação e avaliação de sistemas gestão da qualidade nas organizações, adotando, em suas atividades, uma concepção abrangente e ampliada de tais sistemas, sendo capaz de incorporar e integrar, harmonicamente, elementos teóricos, práticos e metodológicos de Sistemas de Gestão da Qualidade, da Saúde e Segurança no Trabalho e do Meio Ambiente.

Sobre o curso

O tecnólogo com esta formação acompanha os processos de produção industrial, a rotina de trabalho e a prestação de serviços em empresas de diversos setores, com foco específico na busca de maior qualidade e produtividade. Trabalha tanto em indústrias quanto em estabelecimentos comerciais, instituições financeiras e empresas prestadoras de serviços, para garantir que sejam cumpridos os padrões de qualidade. Pode especializar-se em auditorias para órgãos internacionais que emitem as certificações de qualidade, trabalhar em laboratórios de metrologia ou voltar-se para a área de recursos humanos. Certificados de qualidade, como os certificados ISO, garantem a demanda por este profissional no mercado. As áreas de ambiente e auditoria são as mais promissoras.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade da UniEVANGÉLICA prepara o acadêmico para atuar como gestor em empresas dos mais diversos segmentos, na elaboração, implantação e manutenção dos sistemas de gestão da qualidade, utilizando-se das ferramentas da qualidade para melhorar a capacidade produtiva das empresas. Destaca-se também o papel fundamental deste gestor no treinamento e capacitação dos profissionais envolvidos em todos estes processos.

O tecnólogo em Gestão da Qualidade faz avaliação sistemática dos procedimentos, práticas e rotinas internas e externas de uma organização, dominando e aplicando as normas e padrões referentes aos sistemas certificáveis. Cabe a ele ainda a integração entre os sistemas de gestão.

O profissional poderá atuar também como auditor interno ou em entidades de certificação.

Dados do Curso

Grau: Superior de Tecnologia

Modalidade: Presencial

Regime de matrícula:Semestral

Duração: 2 anos

Turno: Noturno

Vagas: 60

Campus: Anápolis

Ato Regulatório
Autorização de Curso
Resolução CAS Nº. 17/2016
Data do documento: 26/09/2016

“Uma ideia que não se põe em prática é um sonho.”

Duque de Saint-Simon

Mercado de Trabalho

Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria. Empresas em geral (indústria, comércio e serviços). Órgãos públicos. Institutos e Centros de Pesquisa. Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Concepção do Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade, forma profissionais focados na elaboração, implantação e avaliação de sistemas gestão da qualidade nas organizações, adotando, em suas atividades, uma concepção abrangente e ampliada de tais sistemas, sendo capaz de incorporar e integrar, harmonicamente, elementos teóricos, práticos e metodológicos de Sistemas de Gestão da Qualidade, da Saúde e Segurança no Trabalho e do Meio Ambiente.

Faz parte ainda da formação deste tecnólogo, a capacidade de identificação e solução de problemas ligados às atividades de operação e gerenciamento do trabalho e de sistemas de produção de bens e serviços, considerando seus aspectos econômicos, sociais e ambientais, com visão ética e humanística, adequada as atuais exigências do mercado e da sociedade como um todo.

A identidade de um curso institui-se quando as ações desenvolvidas para a formação do egresso fundamentam-se em referenciais comuns: valores éticos políticos, concepções de conhecimento, ciência, educação, ensino, aprendizagem e concepções teóricas relativas à área de conhecimento afetada pelo curso. Nesse sentido, os referenciais orientadores éticos políticos, epistemológico-educacionais, didático-pedagógicos que refletem uma opção do curso, constituem o norte no direcionamento da prática educacional e profissional.

Diferenciais

Buscando integrar os alunos ao mercado de trabalho rapidamente, o curso alinha os principais conceitos e as melhores práticas relativas à implantação, implementação e manutenção das normas da Série ISSO nas empresas. São oferecidos debates constantes entre profissionais da área da Gestão da Qualidade e os alunos, realizados em ciclo de palestras e visitas técnicas para que o aluno vivencie situações reais de trabalho.

Laboratórios de informática e de metrologia, bibliotecas física e digital com acesso aos mais importantes livros e periódicos da área.

Matriz Curricular


Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) insere-se no eixo dos conteúdos curriculares obrigatórios para a conclusão do curso. Assim, o Trabalho de Conclusão de Curso, pelas suas peculiaridades, tem regulamentação própria, com critérios, procedimentos e mecanismos de avaliação bastante explícitos, bem como diretrizes técnicas relacionadas com a sua elaboração, conforme Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso.

Poderão ser realizados como Trabalho de Conclusão de Curso: a Monografia, o Artigo Científico (segundo as normas da ANPAD) e o Plano de Negócios.

A Coordenação de Estágio oferece apoio aos discentes e docentes na elaboração do Trabalho de Curso e no controle de frequência e avaliação das atividades do estágio supervisionado.

Regulamento de TCC – Trabalho de Conclusão de Curso nas Modalidades: Monografia, Artigo Científico e Plano de Negócio.

Solicitação de Banca Examinadora

Modelo de Artigo

Modelo de Capa do CD

Normas para Pôster Científico

Estágio Curricular

O Estágio Curricular Supervisionado é uma disciplina obrigatória a todos os alunos e faz parte da matriz curricular do sétimo período do curso de Administração. É realizado com duração de 80 h/a durante um semestre. Nesta etapa o aluno conta com a supervisão do Coordenador do Estágio, e orientação de um professor na área afim e supervisão prática no local de Estágio, através de profissional designado pela empresa concedente da pesquisa.

O acadêmico deve apresentar, bimestralmente, ao professor orientador, um relatório parcial com as atividades desenvolvidas no Estágio, assinado pelo responsável/supervisor indicado pela empresa concedente e sujeito a apreciação por parte da Coordenação do Estágio. Desta forma o Estágio Curricular Supervisionado combina trabalho técnico e científico, no momento em que as atividades práticas exercidas forem apoiadas com base na descrição deste relatório. O aluno descreve as atividades desenvolvidas no local de estágio aliando o assunto a um eixo teórico-prático das Ciências da Administração.

O Estágio Curricular Supervisionado poderá ser realizado em empresas públicas, privadas, do terceiro setor ou na Consultoria Empresa Júnior do próprio curso. Esta atividade integrará o estudante em situações profissionais concretas concernentes à profissão de Administrador.

Arquivos importantes (em pdf)

Formulários do Estágio Obrigatório:

Ficha de Inscrição
Declaração da Empresa
Requerimento de Convalidação
Termos de Compromisso
Descrição Detalhada das Atividades Desenvolvidas do Estágio
Relatório Final do Estágio

Formulários do Estágio não Obrigatório:

Formulário para avaliação do estágio (estagiário)
Formulário para avaliação do estágio (supervisor)

Atividades de Extensão

  • A concepção de extensão, proposta pela UniEVANGÉLICA, está alicerçada no ideário de transformação da sociedade a partir da prática extensionista, vista como mecanismo de articulação do tripé ensino, pesquisa e extensão.
  • São Atividades de Extensão praticadas pelos discentes do Curso de Administração da UniEVANGÉLICA Centro Universitário de Anápolis:
    • Gincana do Curso de Administração: os discentes arrecadam junto à comunidade alimentos, roupas e calçados que são doados para entidades filantrópicas do município;
    • Atividades de extensão na Disciplina Gerenciamento De Projetos: os discentes são estimulados a gerenciar um projeto de responsabilidade social junto à uma entidade filantrópica do município;
    • Atividades de extensão promovidas pela Empresa Júnior: cursos, seminários, palestras, feiras, workshops e visitas técnicas.
  • Semana do Estágio e Emprego: é realizada uma aproximação entre o curso e as principais agências de recrutamento e seleção da cidade, seja para o recebimento de currículos ou até para a realização de workshops na área de empregabilidade e marketing pessoal.
  • Semana Acadêmica e Cultural: discussão de temas emergentes, cursos e oficinas nas diversas áreas do conhecimento, gincanas, apresentações artísticas e cineclubes.
  • Jornada de Administração – JOAD e Fórum Regional de Ensino, Pesquisa e Extensão em Administração: realização de palestras, fóruns, debates e apresentação de pesquisas científicas.
  • São ainda atividades de Extensão da IES que a gestão do Curso de Administração incentiva os discentes a participar:
    • Programa Permanente para a Proteção dos Direitos Humanos;
    • Programa Permanente de Educação Continuada;
    • Programa Permanente Visitando a UniEVANGÉLICA;
    • Programa Permanente de Apoio e Desenvolvimento de Ações para a Promoção Social;
    • Projeto Ciranda;
    • Visita ao Congresso Nacional.

Pesquisa

Projetos de iniciação científica realizados pelo curso de Administração (PIBIC).

Objetivos da iniciação científica:

  • Valorizar a participação do aluno como sujeito ativo e centro do processo de ensino-aprendizagem;
  • Realizar uma proposta real de ensino, em que a dimensão humanista seja parceira direta da dimensão técnica;
  • Formar empreendedores, conscientes da realidade social e, capazes de promoverem às mudanças que valorizem e dignifiquem a vida humana.

Para o alcance dos objetivos acima descritos, a articulação nas atividades de ensino, pesquisa e extensão estarão presentes nas ações a serem desenvolvidas pelos alunos em sala ou extra-sala utilizando-se dos seguintes procedimentos metodológicos:

  • Leitura, resenhas, trabalhos monográficos para familiarizar os alunos a produção científica na área de marketing;
  • Atividades de observação, com registro sistemático das práticas que ocorrem no campo da administração e do marketing, a partir das visitas a empresas, ou da investigação das práticas de administração e mercadológicas que ocorrem no meio profissional;
  • Relatos destas atividades a serem apresentados em seminários, para a discussão e apreciação crítica, com a elaboração dos resumos das conclusões;
  • Elaboração de projetos de iniciação científica, de atividades de extensão, por meio de ações que articulem o curso com as empresas e a comunidade;
  • Realização de atividades de estágio curricular supervisionado, das atividades complementares, dos estudos de casos, e das monografias de conclusão de curso;
  • Produção de relatos de casos e de artigos e sua divulgação em eventos científicos, dentro e fora da instituição e ou na revista do curso.

Atividades Complementares

As atividades complementares se destinam a estimular a prática de estudos independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, permanente e contextualizadas atualização profissional específica, sobretudo nas relações com o mundo do trabalho, estabelecidas ao longo do curso, notadamente integrando-as às diversas peculiaridades regionais e culturais.

São Atividades Complementares oferecidas pelo Curso de Administração da UniEVANGÉLICA Centro Universitário, conforme descreve seu Regulamento de Atividades Complementares:

  • Atividades de Formação Social, Humana e Profissional: Cursos de extensão; conferências/congressos, palestras/simpósios e seminários (como ouvinte); atividades culturais; cursos em áreas afins; curso de língua estrangeira e informática; estágio extra-curricular; visitas técnicas, com supervisão dos professores; disciplinas realizadas em outras IES e que não puderam ser aproveitadas na UniEVANGÉLICA.
  • Atividades de Cunho Comunitário e de Interesse Coletivo: Participação na Empresa Júnior; Apoio na organização de eventos do curso; Auxílio no desenvolvimento de programas e projetos do curso; participação em Tribunal de Juri.
  • Atividades de Assistência Acadêmica e de Iniciação Científica e Tecnológica: Artigos Científicos ou livros publicados; Participação em Núcleo de Estudos, Projetos de Iniciação Científica e Pesquisas vinculadas às áreas estratégicas do curso de Administração; Cursos Extraordinários e eventos técnico-científicos (como apresentador); Exercícios de Monitoria.

Além das Atividades Complementares que o próprio aluno pode realizar fora do âmbito da IES, o Curso de Administração também realiza as seguintes atividades acadêmicas também válidas como complementares:

  • Promoção (anualmente) da Semana Acadêmica e Cultural de Administração, onde há participação dos alunos tanto na organização, na escolha de palestrantes e temas como na operacionalização do evento.
  • Promoção (anualmente) da JOAD – Jornada de Administração, evento que também envolve a Empresa Júnior, professores e alunos do curso no planejamento, organização e realização, no intuito de discutir temas emergentes da administração com a presença de palestrantes de renome nacional.
  • Promoção (anualmente) do Fórum Regional de Ensino, Pesquisa e Extensão em Administração, que busca discutir o ensino da administração nos diversos níveis, por meio de debates, mesas redondas, e a apresentação de resumos expandidos.
  • Promoção contínua de atividades de extensão voltadas ao atendimento das necessidades dos alunos e suas demandas, tais como cursos de extensão, palestras, miniconferências, cursos especiais, cursos de verão, gincanas beneficentes, análise de filmes – cine clube, visitas técnicas, etc.
  • Divulgação de eventos da área da Administração e afins aos acadêmicos com o objetivo de estimulá-los a participarem de eventos complementares, tanto realizados pela IES como externos, como palestras, seminários, congressos, viagens para visitas técnicas, etc.
  • Estímulo à participação das apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso a fim de promover uma troca de experiências entre a comunidade acadêmica.
  • Estímulo à participação do Programa Institucional de Iniciação Científica (PBIC);
  • Estímulo à participação pela comunidade acadêmica das reuniões dos órgãos colegiados do curso, como o NDE.

Regulamento das atividades complementares

Diretora do curso

M.e Viviane Antonio Abrahão

Possui graduação em Economia pela Universidade Estadual de Anápolis e mestrado em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Anápolis – UniEvangelica. Atualmente é professora Adjunto do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA, atuando como Diretora dos Cursos Superiores de Tecnologia em Design Gráfico, Estética e Cosmética, Gastronomia, Gestão Financeira, Jogos Digitais, Logística, Manutenção de Aeronaves e Radiologia.

Currículo Lattes

Ainda tem Dúvidas? Contate-nos.

Telefone: (62) 3310-6684 / 0800 603 2023

Whatsapp: (62) 99804-1737

E-mail: relacionamento@unievangelica.edu.br

Fale com a diretora

E-mail: vivianeabrahao@unievangelica.edu.br

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