Gastronomia

A Gastronomia sempre ganhou espaço de destaque e acompanhando esse crescimento, o curso da UniEVANGÉLICA oferece a seus estudantes uma formação multidisciplinar, que integra teoria e prática para formar profissionais de excelência na atuação como chef, gestor de empreendimentos gastronômicos e consultor em gastronomia. Tudo isso por meio de uma matriz curricular moderna e dos Laboratórios Cozinha Escola, que auxiliam na sólida formação profissional, além de atividades práticas e ações interativas com chefs de cozinha consolidados do mercado regional.

Sobre o curso

A formação tecnológica, em particular no CST em Gastronomia interage com a demanda de mercado por profissionais habilitados na função gastronômica, atendendo às novas exigências do mundo dos negócios. A formação em Gastronomia além de potencializar os profissionais que desejam atuar no mercado, aprimora seus conhecimentos, uma vez que a gastronomia além de exercer o fascínio e prazer, é uma grande agente de integração social e cultural.

O curso proporciona qualificação que permita ao egresso a gestão de processos de produção de bens e serviços alimentares, competências profissionais tecnológicas na área da alimentação atendendo à demanda dos setores industriais, turístico, de lazer ou da abertura do próprio empreendimento gastronômico.

Dados do Curso

Grau: Superior de Tecnologia

Modalidade: Presencial

Regime de matrícula: Semestral

Duração: 2 anos e meio

Turno: Noturno

Vagas: 120

Campus: Campus Anápolis

Ato Regulatório – Renovação de Reconhecimento Portaria SERES/MEC Nº. 265/2017 Data do documento: 03/04/2017– D.O.U. 04/04/2017

“Culinária é tudo sobre pessoas. A comida é talvez a única coisa universal que realmente tem o poder de unir todos. Não importa que cultura, em todo o mundo, as pessoas se reúnem para comer.”

 

Guy Fieri

Mercado de Trabalho

O curso busca preparar profissionais com as seguintes habilidades e competências:

  • Conceber, planejar, gerenciar e operacionalizar produções culinárias nas diferentes fases dos serviços de alimentação;
  • Criar preparações culinárias e valorizar a ciência dos ingredientes;
  • Diferenciar e coordenar técnicas culinárias;
  • Planejar, controlar e avaliar custos;
  • Coordenar e gerenciar pessoas de sua equipe;
  • Validar a segurança alimentar;
  • Planejar, elaborar e organizar projetos de fluxo de montagem de cozinha;
  • Identificar utensílios, equipamentos e matéria-prima em restaurantes e estabelecimentos alimentícios;
  • Articular e coordenar empreendimentos e negócios gastronômicos;
  • Identificar novas perspectivas do mercado alimentício;
  • Vistoriar, realizar perícia, avaliar, e emitir lauda e parecer técnico em sua área de formação.

Matriz Curricular


Estágio Curricular

Apesar de o Estágio Curricular não constar na matriz curricular, o aluno poderá optar por participar de programas de estágio extracurricular, em áreas afins do curso, podendo ainda participar de programas de pesquisa e ou monitorias oferecidos pelo curso.

Atividades de Extensão

O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da UniEVANGÉLICA – instituição comprometida com a produção, sistematização e socialização do saber em suas diferentes expressões, empreende ações concretas, de modo a contribuir para a transformação da sociedade, considerando-a como ponto de partida e de retorno do ensino e da pesquisa que desenvolve, numa articulação estabelecida através das ações de extensão (minicursos, workshop, eventos, feiras, ações comunitárias etc.). É nesta perspectiva que fica evidenciada a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Essas ações são definidas pelo colegiado do curso, em suas reuniões ordinárias.

Pesquisa

Os alunos são orientados e incentivados a participarem do Programa de Bolsa de Iniciação Científica (PBIC), que é uma iniciativa da UniEVANGÉLICA para apoiar as atividades de pesquisa desenvolvidas pelos cursos que compõem o Centro Universitário. Ele tem como objetivo incentivar alunos que apresentam, durante o curso, um perfil acadêmico marcado pela curiosidade científica e interesse pela produção do conhecimento.

Pretende-se, com esta iniciativa, criar condições para que tais alunos tenham oportunidade de desenvolver seu potencial e que possam contribuir, juntamente com seus professores orientadores, no processo de produção científica na UniEVANGÉLICA.

Atividades Complementares

O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia tem uma carga horária de 160 horas para as atividades complementares e o aluno poderá realizar e participar de atividades e eventos vinculados à sua formação e ou promovidas pelo curso, como as ações de extensão junto à comunidade, estabelecidas ao longo do curso, visando a atualização permanente dos alunos acerca de temas emergentes ligados à Gastronomia.

Poderão ser consideradas como atividades complementares as Atividades de Extensão (programa e projeto); Conferências; Congressos; Cursos em áreas afins (Gastronomia e Serviços da Alimentação); Eventos em áreas afins; Palestras; Seminários ou fóruns; Simpósios; Visitas técnicas, com supervisão dos professores. Mas somente serão convalidadas como atividades complementares com a comprovação de certificados ou declarações e suas respectivas cargas-horárias.

Diretora do curso

M.e Viviane Antonio Abrahão

Possui graduação em Economia pela Universidade Estadual de Anápolis e mestrado em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Anápolis – UniEvangelica. Atualmente é professora Adjunto do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA, atuando como Diretora dos Cursos Superiores de Tecnologia em Design Gráfico, Estética e Cosmética, Gastronomia, Gestão Financeira, Jogos Digitais, Logística, Manutenção de Aeronaves e Radiologia.

Currículo Lattes

Ainda tem Dúvidas? Contate-nos.

Telefone: (62) 3310-6684 / 0800 603 2023

Whatsapp: (62) 99804-1737

E-mail: relacionamento@unievangelica.edu.br

Fale com a diretora

E-mail: viviane.abrahao@unievangelica.edu.br

Share
Loading...