Farmácia

O curso de Farmácia da UniEVANGÉLICA está em constante melhoria e atualização para formar profissionais que atuam na promoção, proteção e recuperação da saúde das pessoas. Disciplinas como Farmacologia, Farmácia Clínica, Biologia Molecular e Dermocosméticas, entre muitas outras, preparam o estudante para desenvolver atividades relacionadas à assistência à saúde de forma humanizada, atuando na pesquisa, desenvolvimento e inovação de medicamentos, cosméticos e demais produtos relacionados à saúde.

Sobre o curso

O curso de Graduação em Farmácia propõe uma formação generalista e o profissional deverá ser capacitado a exercer atividades referentes a fármacos e a medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas, ao controle de produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio.

Dados do Curso

Grau: Bacharelado

Modalidade: Presencial

Regime de matrícula:Semestral

Duração: 4 anos

Vagas: 60

Campus: Anápolis

Ato Regulatório – Renovação de Reconhecimento Portaria SERES/MEC Nº. 134/2018 Data do documento: 01/03/2018 – D.O.U. 02/03/2018

“O Farmacêutico faz misturas agradáveis, compõe ungüentos úteis à saúde e seu trabalho não terminará.”

Eclesiástico 38:7

Mercado de Trabalho

O Estado de Goiás, com a sua vocação industrial, se projetou em âmbito nacional através da consolidação de seu parque industrial farmacêutico, com cerca de 40 empresas farmacêuticas de médio e grande porte que geram cerca de 10.000 empregos diretos e, aproximadamente, 20.000 indiretos. Estas empresas, fortemente concentradas no eixo Anápolis-Goiânia. A aprovação da chamada “lei dos genéricos” (Lei 9.787/99) abre novas e grandes oportunidades para as indústrias nacionais do ramo, criando condições para um novo salto da indústria farmacêutica em Goiás. Este fato aumenta em Anápolis a necessidade de formação de recursos humanos na área industrial farmacêutica.

Soma-se a esta demanda a necessidade crescente de profissionais capacitados para enfrentar os desafios crescentes com a implementação de novas políticas de saúde em outros setores, tais como: Farmácias Comunitárias, Hospitais e Unidades Básicas de Saúde, Farmácias Magistrais, Indústrias de Alimentos e Laboratórios de Análises Clínicas, situação esta observada principalmente no interior do Estado.

Matriz Curricular


Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso tem a finalidade de estimular o desenvolvimento da produção científica em um tema da área farmacêutica, propiciar a formação interdisciplinar, a interação entre o corpo docente e discente, além de estimular uma atitude crítica, reflexiva na área de interesse.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deverá exprimir o resultado do desenvolvimento de um projeto de extensão, projeto de pesquisa experimental e ou bibliográfica. Com o objetivo de organizar as variáveis envolvidas na elaboração e desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, o Colegiado do curso de Farmácia aprovou regulamento.

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso

Estágio Curricular

O objetivo do estágio curricular é propiciar ao estudante de graduação um aprimoramento em seus conhecimentos, visando a sua formação profissional. Há seis estágios obrigatórios para os estudantes de Farmácia da UniEVANGÉLICA. Durante o curso, estão previstas 810 horas em estágio curricular supervisionado.

As atividades de estágio têm inicio no 3º período do curso nas Unidades Básicas de Saúde de Anápolis (UBS) com o estágio: Saúde Pública/Assistência Farmacêutica visando a atuação do farmacêutico no Programa de Saúde da Família (PSF). O estágio em Industria Farmacêutica é realizado pelos estudantes de Farmácia em empresas farmacêuticas do DAIA e de Goiânia, por força de convênio entre o Curso de Farmácia e estes órgãos.

Os estágios em Farmácia Comunitária, em Farmácia de Manipulação, em Análises Clínicas e em Análises de Alimentos são oferecidos no campus da UniEVANGÉLICA. Foi construído na sede da Instituição um amplo e moderno Laboratório de Análises Clínicas para treinar os alunos/estagiários na realização de métodos e técnicas para diagnóstico laboratorial de enfermidades que acometem o homem.

A Farmácia Escola foi construída para as atividades de estágio em dispensação de medicamentos, atenção farmacêutica, manipulação de medicamentos e cosméticos. O estágio em Análises de Alimentos, em laboratório específico, serve para treinar os estagiários na realização de exames, interpretação de laudos e responsabilidade técnica por análises de alimentos.

As normas e procedimentos que norteiam os estágios no curso de Farmácia encontram-se definidos através do Regulamento do Curso, de conformidade com a Lei Nº 11.788 de 25 de setembro de 2008, Diretrizes Curriculares Nacionais/2002 e Projeto Pedagógico do Curso de Farmácia.

Termo de Compromisso de Estágio

Requerimento de Convalidação das Atividades

Declaração de Convalidação

Formulário do Supervisor Externo

Formulário do Professor Orientador

Requerimento de Orientação

Declaração da Realização do Estágio

Formulário do Aluno

Ficha de Cadastro de Estágio

Relatório de Estágio Supervisionado

Atividades de Extensão

As atividades de extensão são caracterizadas pela prestação de serviços à comunidade realizados através da Assistência farmacêutica nas Unidades Básicas de Saúde de Anápolis (Programa de Saúde da Família), através da Farmácia Escola, e Análises Clínicas através do Laboratório Escola.

Além destas atividades, os estudantes participam de vários projetos Institucionais. Entre estes, destacam-se: UniEVANGÉLICA ABERTA, UniEVANGÉLICA CIDADÃ, PROJETO CIRANDA, além de vários projetos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis. Os estudantes participam de uma atividade anual denominada “Uma Semana Para Jesus” que se realiza em outro estado do país. Nesta ocasião, realizam exames laboratoriais na área de Análises Clinicas e atividades de Dispensação de Medicamentos e Uso Racional de Medicamentos em Farmácia instalada, para atender a comunidade carente.

Pesquisa

O estímulo à pesquisa científica e à formação de pesquisadores tem destaque na UniEVANGÉLICA com o Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PBIC). A Instituição disponibiliza quotas de bolsas, por cursos da graduação. Após análise dos projetos, por um comitê de pesquisa, inclusive por consultores externos são concedidas bolsas de iniciação científica aos candidatos aprovados.

Há uma grande adesão do corpo docente e discente do curso de Farmácia. Estudantes com projetos aprovados e não classificados para obtenção de bolsas podem atuar no programa de Iniciação Científica Voluntária (PVIC). Os projetos de pesquisa desenvolvidos no curso de Farmácia estão inseridos nas seguintes linhas de pesquisa:

Atenção Farmacêutica;

Biotransformação de Fármacos;

Avaliação citopatológica nas doenças trato-genital feminino;

Toxicologia social e ocupacional;

Controle de Qualidade em Alimentos;

Genética de populações; Mutagênese; Diagnóstico Genético e Molecular;

Estudos Farmacognóstico e Farmacológico de Plantas do Cerrado;

Imunologia de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Centro-Oeste;

Instrumentos de gestão farmacêutica;

Helmintos e Protozoários de Interesse em Parasitologia Humana;

Produtos Naturais e Sintéticos em Doenças Parasitárias;

Estabilidade de Fármacos e Medicamentos;

Estudos das Alterações Biológicas no Idoso;

Saúde Coletiva e Políticas de Saúde. Estratégia em Saúde Família. Promoção da Saúde;

Gestão Industrial – Aplicação de Ferramentas / Tecnologia Farmacêutica;

Propaganda e Publicidade de Medicamentos;

Análises Microbiológicas de água e alimentos;

Infecção Hospitalar;

Avaliação Bioquímica na Atividade Física;

Saúde e Meio Ambiente;

Farmacovigilância;

Validação de Processos Farmacêuticos.

Atividades Complementares

As atividades complementares são atividades de caráter científico, cultural e acadêmico, e, como promotoras da diversificação de espaços educativos, estão previstas nos currículos dos cursos objetivando o desenvolvimento de estudos do interesse dos acadêmicos. Visam a integralização da matriz curricular com atividades que complementem o currículo de curso, enriquecendo-o com práticas independentes, com estudos que incluem uma imensa variedade de opções, como: monitorias, estágios, programas de iniciação científica, programas de extensão, cursos realizados em outras áreas, projetos de pesquisa, participação em seminários, eventos artístico-culturais, congressos, simpósios, jornadas, etc.

No curso de Farmácia da UniEVANGÉLICA, estão previstas 150h para o desenvolvimento de atividades complementares.

Regulamento das Atividades Complementares

Diretor do curso

Dr. José Luís Rodrigues Martins

Doutor em Ciências Biológicas (Área de Concentração Farmacologia e Fisiologia ) e Mestre em Ciências Farmacêuticas (Área de Concentração Fármacos e Medicamentos) pela UFG; Graduação em Farmácia pelo Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA (2006-2009). Atualmente é docente no curso de Farmácia, Fisioterapia e Medicina do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA e possui experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacologia de Produtos Naturais, avaliação comportamental, atividade gastroprotetora e atividade antinflamatória e/ou antinociceptiva.

Currículo Lattes

Ainda tem Dúvidas? Contate-nos.

Telefone: (62) 3310-6684 / 0800 603 2023

Whatsapp: (62) 99804-1737

E-mail: relacionamento@unievangelica.edu.br

Fale com o diretor

E-mail: jose.martins@unievangelica.edu.br

Loading...