Engenharia Mecânica

No curso de Engenharia Mecânica da UniEVANGÉLICA, acadêmicos se tornam verdadeiros agentes transformadores da sociedade, por meio do estudo, planejamento, projeto e especificação de máquinas e processos mecânicos. Com conteúdo didático e adaptado à prática profissional, o curso dispõe de todas as condições pedagógicas e infraestrutura para que o estudante tenha acesso a uma formação intelectual e humana. Com disciplinas nas áreas de Materiais, Ciências Térmicas, Processos de Fabricação e Mecânica dos Sólidos no currículo, o estudante aprende a aplicar a teoria na prática.

Sobre o Curso

O curso de Engenharia Mecânica visa à formação de pessoal capacitado para a resolução de problemas na área de tecnologia mecânica, com potencial para a assimilação e o desenvolvimento de conhecimentos, com espírito crítico e ética profissional, atendendo às necessidades das indústrias local, regional, nacional e mundial, visando ao desenvolvimento e à independência tecnológica.

O Engenheiro Mecânico egresso da UniEVANGÉLICA será capaz a desempenhar, com competência, as atividades referentes aos procedimentos científico-tecnológicos das áreas de fabricação mecânica, resistência dos materiais, térmica, projetos, metrologia, materiais de construção mecânica, vibrações e acústica e mecânica dos fluidos, bem como na utilização das instalações e equipamentos destinados a essas áreas especializadas, seus serviços afins e correlatos, considerando aspectos sociais, ambientais e econômicos, sem perder o foco ético e humanístico, no atendimento às demandas da sociedade, através de uma sólida formação científica e profissional.

Dados do Curso

Grau: Bacharelado

Modalidade: Presencial

Regime de matrícula: Semestral

Duração: 5 anos

Turno: Noturno

Vagas: 60

Campus: Campus Anápolis

Ato Regulatório
Reconhecimento de Curso
Portaria SERES/MEC Nº. 431/2014
Data do documento: 29/07/2017
D.O.U. 31/07/2014

“Não há nada em que eu acredite mais fortemente do que atrair jovens interessados em ciência e engenharia, por um amanhã melhor, por toda a humanidade.”

 

Bill Nye

Mercado de Trabalho

O curso busca atender às demandas do Estado de Goiás e da região Centro-Oeste, que tem apresentado expressivo crescimento industrial nos últimos anos, graças aos incentivos oferecidos pelo governo para a instalação de novas empresas. Entre os setores industriais mais expressivos se destacam as agroindústrias, as minerações, o setor farmo-químico, o setor alimentício, setor de serviços, as indústrias de base e ainda o setor de montagem automotiva.

O Estado de Goiás vem apresentando um crescimento econômico significativo no cenário nacional. Segundo IBGE, em 2009 Goiás já se apresentava como a 9ª economia do país, contribuindo com 2,5% do PIB. O valor bruto da produção industrial de Goiás corresponde, atualmente, a mais de 50% da região Centro-Oeste, 48% do total de custos de operação industrial, 53% do valor de transformação industrial e emprega mais de 52% das pessoas do segmento industrial.

Estrutura de Laboratórios

Uma das características pedagógicas da UniEVANGÉLICA é praticar a interdisciplinaridade entre os diversos cursos e laboratórios da instituição, oportunizando práticas e vivências diversas. O curso de Engenharia Mecânica utiliza vários laboratórios da Instituição, as instalações dos laboratórios específicos do curso estão distribuídas em um edifício de 2.000m² denominado de Centro Tecnológico, sendo que em 1420m² estão as salas com as instalações dos laboratórios multidisciplinares, e nos outros 580m² encontram-se os espaços dos laboratórios específicos para o curso de engenharia mecânica.

Laboratório Implantados especificamente ao curso de Engenharia Mecânica no Centro Tecnológico

Os laboratórios específicos do curso de Engenharia Mecânica encontram-se instalados no Centro Tecnológico e são utilizados para realização de práticas das diversas disciplinas do curso, além de atender a demandas de outros cursos e da própria IES e da comunidade. São eles:

  • Laboratório de Processos de Fabricação.
  • Laboratório de Ciências Térmicas e Veículos;
  • Laboratório de Materiais e Ensaios Mecânicos.
  • Laboratório de Automação e Controle.
  • Laboratório de Soldagem e Manutenção.
  • Laboratório de Metrologia e Vibrações.
Laboratório de Processos de Fabricação

Este laboratório ocupa uma área de 166 m2, dividida em três ambientes (Processo Gerais de Fabricação, Usinagem CNC e Ferramentaria), e apoia as atividades relacionadas ao desenvolvimento, análise e caracterização de processos de fabricação mecânica aplicados em Engenharia Mecânica. O laboratório atende as necessidades de pesquisa referentes às atividade práticas relacionadas aos processos de fabricação para construção de protótipos, equipamentos, moldes, corpos de prova, peças, etc. O laboratório conta com máquinas de usinagem convencionais, como: torno mecânico universal, furadeira de bancada, furadeira fresadora, fresadora ferramenteira, retífica plana, centro de torneamento CNC e com bancadas para trabalhos manuais. Consiste em laboratório didático para entendimento dos princípios fundamentais envolvidos nas disciplinas da área de fabricação, além de apoiar várias atividades práticas de outras disciplinas.

Laboratório de Ciências Térmicas e Veículos

O laboratório de Ciências térmicas e Veículos possui área total de 66 m2, ampla ventilação pelas janelas e portas existentes, bancadas, cadeiras e equipamentos utilizados para realização das práticas. Consiste em laboratório didático para entendimento dos princípios fundamentais envolvidos nas disciplinas da área térmica e automotiva.

O espaço disponibilizado para no laboratório apoia as atividades relacionadas ao desenvolvimento, análise e caracterização de veículos automotores aplicados em Engenharia Mecânica. O laboratório atende as necessidades didáticas e de pesquisa referentes às atividade práticas relacionadas área térmica e automotiva, além de proporcionar a demonstração de processos de manutenção, princípio de funcionamento de motores e veículos, sistemas de refrigeração, tratamentos térmicos, trocadores de calor.  O laboratório conta com painéis de motores desmontados, motores em corte e motor vivo, bancada de refrigeração, trocador de calor e forno elétrico.

Laboratório de Materiais e Ensaios Mecânicos

O laboratório de Materiais e Ensaios Mecânicos possui área total de 67,6m2, ampla ventilação, Ar Condicionado, bancadas, cadeiras e equipamentos utilizados para realização de ensaios. Consiste em um laboratório didático para entendimento dos princípios básicos dos materiais, análise e caracterização de materiais aplicados em Engenharia Mecânica. Atividades a serem desenvolvidas no Laboratório:

  • Ensaios de dureza dos principais tipos de materiais (metálicos, poliméricos, cerâmicos e compósitos).
  • Ensaio de impacto Charpy;
  • Preparação de amostras e realização de metalografia para caracterização de microestrutura dos materiais.
  • Ensaios de resistência à tração e compressão em metais.
Laboratório de Automação e Controle

O laboratório de Automação e Controle possui área total de 103,67 m2, ampla ventilação pelas duas janelas existentes, bancadas, cadeiras e equipamentos utilizados para realização de ensaios. Este laboratório foi dividido em dois ambientes, sendo o laboratório de pneumática e hidráulica e o laboratório de simulações em software de engenharia.

No ambiente de pneumática e hidráulica estão as bancadas de simulações nas quais o estudante tem capacidade de desenvolver circuitos pneumáticos e hidráulicos, eletropneumáticos e eletrohidráulicos, simulando várias aplicações de automação no campo industrial.

Dentro do ambiente do laboratório de simulações em softwares de engenharia estão 20 computadores dotados dos softwares, utilizados em várias disciplinas do curso: SolidWorks, Auto CAD; Fluid Sim; Edgecam; SSCNC entre outros, os quais são disponibilizados tanto para aulas didáticas como também para o aluno praticar durante o período de 07:00 às 22:40h durante a semana, mediante agendamento antecipado.

Desta forma o laboratório permite o desenvolvimento de atividades relacionadas à simulação, análise, controle e modelagem matemática de sistemas mecânicos, atendendo as necessidades de ensino e pesquisa referentes às disciplinas de Hidráulica e Pneumática e dando suporte também às disciplinas de Fabricação Assistida por Computador e Desenho Técnico II, entre outras.

Laboratório de Soldagem e Manutenção

Este laboratório ocupa uma área de 94,5 m2 e apoia as atividades relacionadas ao desenvolvimento, análise e caracterização de processos de soldagem e Manutenção aplicados em Engenharia Mecânica. O laboratório atende as necessidades de pesquisa referentes às atividade práticas relacionadas aos processos de soldagem aplicado para construção de protótipos, equipamentos, estruturas metálicas, peças, etc; Além de proporcionar a demonstração de processos de manutenção e princípio de funcionamento de diversos equipamentos;

O laboratório conta com máquinas de soldagem por eletrodo revestido (MMA/SAMW), TIG, MIG/MAG, Plasma, Oxiacetileno; Prensa Hidráulica de 60 ton; Motor de combustão em corte e desmontado em painel.

Laboratório de Metrologia e Vibrações

Os laboratórios de Metrologia e Vibrações possuem área total de 64,09 m2, ampla ventilação pelas duas janelas existentes, bancadas, cadeiras e equipamentos utilizados para realização de ensaios. Suas instalações permitem aos alunos realizar atividades práticas em metrologia e vibrações aplicados a engenharia mecânica.

Consiste em um laboratório didático para entendimento dos princípios fundamentais de Metrologia e Vibrações Mecânicas aplicados a engenharia mecânica.  O laboratório conta com vários instrumentos e equipamentos aplicados à metrologia e vibrações mecânicas.

Laboratórios Multidisciplinares

Além dos laboratórios específicos o Curso de Engenharia Mecânica faz uso também dos laboratórios multidisciplinares que estão instalados nas dependências do Centro Tecnológico e dos blocos vizinhos, são eles:

  • Laboratórios de Informática – Blocos E, I e H).
  • Ateliers – Laboratórios de desenho técnico – Bloco H.
  • Laboratório Multidisciplinar Química/Saneamento – Centro Tecnológico.
  • Laboratório Multidisciplinar Física/Eletricidade e Instalações Elétricas – Centro Tecnológico. Comum entre Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil.
  • Laboratório Multidisciplinar Materiais/Estrutura/Solos – Centro Tecnológico.
  • Laboratório Multidisciplinar de Topografia e Mecânica dos Fluídos – Centro Tecnológico. Comum entre Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil.
  • Laboratório de Ensaios de Tração e Compressão – Centro Tecnológico. Comum entre Engenharia Mecânica, Engenharia elétrica e Engenharia Civil.
  • Laboratório Multidisciplinar – Centro Tecnológico. Comum entre Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica;
  • Laboratório de Conforto – Centro Tecnológico, no qual está instalado um túnel de Vento). Também é utilizado nos cursos de Engenharia Mecânica, Arquitetura.
Regulação para uso dos laboratórios

A utilização dos laboratórios pelos alunos é regulamentada por regimento próprio, no qual são descritas as normas de funcionamento, utilização e segurança, sob supervisão de um coordenador de laboratórios, professor da área de atuação e profissionais especializados. Possuem mesas, bancadas, cadeiras, quadros, instalações de ar comprimido, água e gás, bebedouro, ventilação, murais de avisos, materiais de expediente, linha telefônica, softwares para operação dos equipamentos e espaço suficiente para a utilização dos alunos.

Equipe técnica dos Laboratórios da Engenharia Mecânica

O Curso de Engenharia Mecânica conta com um coordenador de laboratório, três técnicos mecânicos e um auxiliar técnico, além do apoio de outros quatro técnicos que atendem os demais cursos da IES que fazem uso dos laboratórios comuns do Centro Tecnológico.

Horário de Funcionamento dos Laboratórios

As dependências laboratórios estão disponíveis para o aluno durante o dia todo de 07:00 às 22:40h, durante toda semana e no sábado de 08:00 às 17:00h, tendo como prioridade o atendimento da equipe e dos ambientes a execução de aulas práticas previstas no projeto pedagógico do curso.

Docentes Titulação
1 Alexandre Moraes Tannus Mestre
2 Allan Valle Toledo da Silveira Doutor
3 Andréa Lúcio Queiroz Especialista
4 Bruno Junior Neves Doutor
5 Carlos Eduardo Fernandes Especialista
6 Claudia Gomes de Oliveira Santos Mestre
7 Clodoaldo Valverde Doutor
8 Elson de Jesus Antunes Junior Mestre
9 Fábio Souza Gomes Mestre
10 Haydee Lisboa Vieira Machado Mestre
11 Hélio de Souza Queiroz Mestre
12 Ieso Costa Marques Mestre
13 João Alves Bento Mestre
14 João Mauricio Fernandes Souza Doutor
15 Jorge Manoel Almacinha Costa Especialista
16 Licurgo Borges Winck Doutor
17 Márcio José Dias Mestre
18 Natasha Sophie Pereira Mestre
19 Ney Braga Rocha Pinto Especialista
20 Paulo Alexandre de Oliveira Mestre
21 Renata Silva do Prado Doutor
22 Ricardo Wobeto Mestre
23 Roberto Capparelli Marçal Mestre
24 Rosemberg Fortes Nunes Rodrigues Mestre
25 Sandra Elaine Aires Abreu Doutor
26 Sergio Mateus Brandao Mestre
27 Victor Edson Neto de Araújo Perícoli Mestre
28 William Pereira dos Santos Junior Mestre
29 Wilson de Paula e Silva Mestre

 

Matriz Curricular


http://www.unievangelica.edu.br/mc-logistica/

Trabalho de Conclusão de Curso

O trabalho de conclusão de curso é um componente curricular obrigatório para a obtenção do grau de bacharel em Engenharia Mecânica pela Unievangélica. O TCC visa promover a capacidade de identificação temáticas, a formulação de problemas, a elaboração de projetos, a identificação de métodos e de técnicas, o controle de planejamento etc. Esta atividade é desenvolvida por meio de orientação e acompanhamento docente.

Estágio Curricular

Pensando na articulação entre embasamento teórico e prática, é proposto na matriz curricular do curso de Engenharia Mecânica o estágio supervisionado. Esse é constituído de toda atividade, dentro e fora da universidade, que tenha como finalidade a sedimentação dos conhecimentos adquiridos durante a vida acadêmica.

Atividades de Extensão

A prática extensionista é concebida como mecanismo de articulação do ensino, pesquisa e extensão. Do ponto de vista das práticas pedagógicas esta relação favorece uma abordagem contextualizada, integradora das diferentes áreas do conhecimento, sendo, portanto, interdisciplinar.

As atividades de extensão, além de flexibilizarem o ensino, facilitam as relações entre a teoria e a prática, proporcionando o desenvolvimento de habilidades e competências. Nessa perspectiva, os eventos de extensão universitária podem acontecer por iniciativa da Instituição ou própria do Curso de Engenharia Mecânica, bem como de outras Instituições do município e outras localidades que solicitem parceria com o curso.

Pesquisa

A pesquisa é pensada como parte integrante das políticas institucionais do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA. Dessa forma, o curso de Engenharia Mecânica participa dos programas de incentivo à pesquisa – como o PIBID -, assim como encorajando e apoiando os acadêmicos na produção de seus trabalhos de conclusão de curso.

Saiba mais sobre as Bolsas de Iniciação Científica AQUI.

Atividades Complementares

As atividades complementares no curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica da UniEVANGÉLICA possibilitam o reconhecimento, por validação, de habilidades e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar. Hipóteses em que o aluno poderá ampliar, enriquecer e incrementar o seu currículo com experimentos e vivências acadêmicas, internos ou externos ao curso.

As atividades complementares, assim, se destinam a estimular a prática de estudos independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, de permanente e contextualizada atualização profissional específica, sobretudo nas relações com o mundo do trabalho, estabelecidas ao longo do curso, notadamente integrando-as às diversas peculiaridades regionais e culturais.

Diretor do curso

M.e Hélio de Souza Queiroz

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (1994) e em Formação Pedagógica pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2008), especialização em Gestão Empresarial (1998) e em Engenharia de Segurança do Trabalho (2008), Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Goiás (2009) e Doutorando em Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasília (UnB). Desenvolve atividades envolvendo mecânica aplicada, segurança do trabalho e ferramentas de gestão da qualidade.

Currículo Lattes

Tenho Interesse

Engenharia Mecânica

Gostaria de receber mais informações sobre o curso? Preencha seus dados abaixo que em breve entraremos em contato:

Ainda tem Dúvidas? Contate-nos.

Telefone: (62) 3310-6684 / 0800 603 2023

Whatsapp: (62) 99804-1737

E-mail: relacionamento@unievangelica.edu.br

Fale com o diretor

E-mail: helio.queiroz@unievangelica.edu.br

Share
Loading...