Engenharia de Software

Para aqueles que buscam se tornar agentes de transformação em empresas e na sociedade por meio da tecnologia, a UniEVANGÉLICA oferece a graduação em Engenharia de Software. O curso proporciona o desenvolvimento de competências que permitem ao profissional atuar, de forma inovadora e colaborativa, em diversas atividades no mercado, incluindo: teste de produtos de software, avaliação e melhoria do desempenho de processos, gerenciamento de projetos, criação e inovação em TI e desenvolvimento de pesquisa aplicada a área de Engenharia de Software. Temas da atualidade como Big Data, Internet das Coisas e sistemas cyber-físicos fazem parte do debate promovido por um currículo inovador e integrado.

Sobre o curso

O curso de Bacharelado em Engenharia de Software do Centro Universitário de Anápolis propõe-se a formar profissionais qualificados para os processos de produção de software, orientados por princípios ético-legais, em atenção às demandas da Sociedade Contemporânea. Para tal, e em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), o Bacharel em Engenharia de Software deverá:

1. Ter sólidos conhecimentos em Ciência da Computação, Matemática e Produção para solução de problemas técnicos de sistemas de software;

2. Planejar, implementar e manter sistemas de software, de alta qualidade, para diversos tipos de problemas, envolvendo software e processos, desenvolvidos de maneira sistemática, controlada, eficaz e eficiente;

3. Gerenciar projetos, serviços e experimentos de engenharia de software, de forma colaborativa em equipes inter e transdisciplinar, em grupos sociais complexos e heterogêneos, integrando o desenvolvimento humano, profissional e organizacional.

4. Desenvolver visão crítica e criativa, por meio do uso de estratégias, na identificação e resolução de problemas, que considerem questões sociais, profissionais, legais, econômicas, éticas, políticas e humanísticas;

5. Empreender e/ou inovar na área de engenharia de software, reconhecendo oportunidades e atendendo às demandas regionais, do Brasil e do mundo, utilizando racionalmente os recursos disponíveis de forma inter e transdisciplinar.

6. Ter ciência da importância e responsabilidade da prática profissional, agindo de forma ética, reflexiva, sustentável e socialmente responsável, respeitando aspectos legais e normas envolvidas. Observar direitos e propriedades intelectuais inerentes à produção e à utilização de sistemas de software.

Dados do Curso

Grau: Bacharelado

Modalidade: Presencial

Regime de matrícula: Semestral

Duração: 4 anos

Turno: Noturno

Vagas: 60

Ato Regulatório – Autorização de Curso Resolução CAS Nº. 61/2017 Data do documento: 05/09/2017

“O software é uma ótima combinação entre arte e engenharia.”

 

Bill Gates

Mercado de Trabalho

Pessoas e organizações, por meio de diversas tecnologias, buscam e fazem uso de informação na execução de diferentes atividades cotidianas e profissionais. Nesse contexto, a presença de softwares na sociedade é, cada vez mais, necessária. O processo de produção e manutenção desses sistemas requer profissionais focados em melhoria contínua, comprometidos em gerar produtos de qualidade, produzidos a custo reduzido, confiáveis e com alta produtividade.

Deste cenário, resulta a urgência por Engenheiros de Software qualificados e conscientes dos aspectos humanos, éticos, legais e ambientais. Considerando as demandas local, regional e nacional, o curso de Engenharia de Software do Centro Universitário de Anápolis, busca contribuir na formação de profissionais que estarão aptos a atuar em todo o processo de produção de sistemas de software, seja em instituições de Tecnologia da Informação e Comunicação, em empresas/indústrias que fazem uso dessas tecnologias e, ainda, no meio acadêmico.

Matriz Curricular


Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) visa o emprego dos conhecimentos, adquiridos ao longo do curso, para o desenvolvimento de aplicações científicas ou tecnológicas, observando as tendências mercadológicas. Objetiva estimular a capacidade de interpretação e de articulação dos argumentos teóricos e práticos para demonstrar análises críticas, conclusões e sugestões de desdobramentos pertinentes ao assunto vivenciado.

No TCC incentiva-se, além do conhecimento científico, o desenvolvimento das potencialidades individuais, incorrendo no surgimento de profissionais reflexivos, capazes de adotar modelos, metodologias e processos inovadores em tecnologias.

Estágio Curricular

Durante o estágio profissional o acadêmico de Engenharia de Software terá a oportunidade de complementar o aprendizado teórico através da vivência profissional. Tem por principais objetivos:

  • Proporcionar contato com o mercado de trabalho;
  • Aprimorar a maturidade profissional;
  • Estimular o amadurecimento do espírito crítico e argumentativo em tomadas de decisões, contextos reais;
  • Estimular ações Empreendedoras e de Inovação.

A Fábrica de Tecnologias Turing encontra-se como uma das possibilidades de campo de estágio.

Atividades de Extensão

O Centro Universitário de Anápolis possui uma Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária, que oferece institucionalmente diversos projetos e programas de extensão.

No âmbito do curso de Engenharia de Software, semestralmente são submetidas à referida Pró-Reitoria, propostas de ações extensionistas que propiciem o desenvolvimento de habilidades comportamentais, políticas e sociais para consolidar o perfil do Engenheiro de Software.

Pesquisa

A pesquisa permeia as atividades do curso de Engenharia de Software, por meio dos Projetos Interdisciplinares, Fábrica de Tecnologias Turing, TCCs e das ações institucionais de iniciação científica. Semestralmente, oportunizamos Seminários com a apresentação dos resultados de pesquisas, dentre as diferentes modalidades. Complementarmente, nos últimos períodos do curso, o acadêmico é estimulado a produzir aplicações científicas ou tecnológicas, por meio dos trabalhos de conclusão de curso.

Atividades Complementares

As atividades complementares são componentes curriculares que objetivam, principalmente, enriquecer o perfil do egresso com ações que privilegiem aspectos diversos da sua formação, dentre elas:

  • cursos de formação profissional, experiências de trabalho ou estágios não obrigatórios
  • extensão universitária junto à comunidade
  • pesquisa, iniciação científica e participação em eventos técnico-científicos, publicações científicas
  • ensino e programas de monitoria
  • inovação, participação em startups, incubadoras ou outros mecanismos.

Coordenador do curso

M.a Viviane Carla Batista Pocivi

Mestra em Engenharia de Software pelo programa de mestrado do Centro de Estudos e Sistemas Avançados de Recife (C.E.S.A.R.EDU – 2011). Concluiu a especialização em Banco de Dados pela Universidade Federal de Goiás (UFG – 2004) e concluiu o Bacharelado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO – 2001).

Currículo Lattes

Ainda tem Dúvidas? Contate-nos.

Telefone: (62) 3310-6684 / 0800 603 2023

Whatsapp: (62) 99804-1737

E-mail: relacionamento@unievangelica.edu.br

Fale com a diretora

E-mail: viviane.batista@unievangelica.edu.br

Loading...