Engenharia de Computação

Sobre o curso de Engenharia de Computação

O curso de Engenharia de Computação da UniEVANGÉLICA objetiva formar profissionais devidamente qualificados, aptos a atuarem nas etapas do processo de produção de software, com formação adequada para ocupar as vagas disponíveis no mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento tecnológico e econômico do país, quais sejam: desenvolvedor de software, analista de requisitos, analista de negócios, arquiteto de software, entre outras.

O curso visa contribuir com a formação de profissionais qualificados para se inserir nos mercados local, nacional e global da indústria de software e preencher a atual lacuna de formação tecnológica específica em Engenharia de Software, não preenchida nos cursos de graduação em computação (Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Engenharia da Computação com ênfase em Eletrônica e Hardware).

Dados do Curso

Grau: Bacharelado

Modalidade: Presencial

Regime de matrícula: Semestral

Duração: 5anos

Turno: Noturno

Vagas: 60

Campus: Campus Anápolis

Ato Regulatório – Renovação de Reconhecimento
Portaria SERES/MEC Nº. 914/2018
Data do documento: 27/12/2018
D.O.U. 28/12/2018

“Eu não temo computadores. Temo a falta deles.”

 

Isaac Asimov

Mercado de Trabalho

O cenário brasileiro apresenta uma escassez atual e futura de profissionais devidamente qualificados para atuarem na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A falta de profissionais concentra-se especialmente nas profissões que envolvem as etapas do processo de desenvolvimento de software, dentre elas: desenvolvedor de software, analista de requisitos, analista de negócios, arquiteto de software, entre outras.

Em 2005, um estudo da Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX) mostrou que havia 17 mil vagas de trabalho não preenchidas na indústria nacional de software. A pesquisa [SOFTEX, 2009] mostrou que se esse cenário persistir, em 2013 o déficit poderá chegar até 700 mil profissionais.

Matriz Curricular


Trabalho de Conclusão de Curso

O TCC visa promover a capacidade de identificação de temáticas, a formulação de problemas, à elaboração de projetos, a identificação de métodos e de técnicas, o controle de planejamento etc. Esta atividade é desenvolvida por meio de orientação e acompanhamento docente, tendo como referências o regulamento de TCC de curso, a política de pesquisa e extensão da UniEVANGÉLICA e as políticas de produção, pesquisa e extensão da coordenação do curso de Engenharia de Computação.

Estágio Curricular

O Estágio Curricular (EC) é uma atividade fundamental na formação do Bacharel em Engenharia de Computação. Ele proporciona experiências da convivência de um ambiente profissional, contribuindo para um adequado exercício da profissão do futuro egresso. O EC em cursos da área tecnológica reveste-se de muita importância, uma vez que o aluno terá a oportunidade de estar em contato com tecnologias atuais que estão sendo utilizadas.

Atividades de Extensão

A UniEVANGÉLICA possui um programa institucional coordenado pelos cursos de computação denominado Programa Permanente de Formação na Área de TIC, com vigência à partir de 10/09/2004 cujo objetivo é aportar projetos de extensão na área de Tecnologia da Informação e Comunicação. As ações englobadas nesse programa são seminários, workshops, minicursos, cursos de qualificação, palestras, entre outros.

Pesquisa

A pesquisa é pensada como parte integrante das políticas institucionais do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA. Dessa forma, o curso de Engenharia de Computação participa dos programas de incentivo à pesquisa – como o PIBID -, assim como encorajando e apoiando os acadêmicos na produção de seus trabalhos de conclusão de curso.

Atividades Complementares

As Atividades Complementares (AC) no curso de Engenharia de Computação da UniEVANGÉLICA possibilitam o reconhecimento, por validação, de habilidades e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar. Hipóteses em que o aluno poderá ampliar, enriquecer e incrementar o seu currículo com experimentos e vivências acadêmicas, internos ou externos ao curso. Tal atividade não deve ser confundida com o estágio curricular supervisionado, dada a amplitude e a rica dinâmica das Atividades Complementares.

As AC, assim, se destinam a estimular a prática de estudos independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, de permanente e contextualizada atualização profissional específica, sobretudo nas relações com o mundo do trabalho, estabelecidas ao longo do curso, notadamente integrando-as às diversas peculiaridades regionais e culturais.

As AC incluem projetos de pesquisa, monitoria, iniciação científica, projetos/programas de extensão, seminários, simpósios, congressos, conferências, cursos (na condição de cursista ou ministrante do curso), feiras, atividades artísticas, cultura geral, entre outros.

Coordenador do curso

M.a Viviane Carla Batista Pocivi

Mestra em Engenharia de Software pelo programa de mestrado do Centro de Estudos e Sistemas Avançados de Recife (C.E.S.A.R.EDU – 2011). Concluiu a especialização em Banco de Dados pela Universidade Federal de Goiás (UFG – 2004) e concluiu o Bacharelado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO – 2001).

Currículo Lattes

Ainda tem Dúvidas?
Contate-nos.

Secretaria do Curso

Telefone: (62) 3310-6658

Localização: UniEVANGÉLICA – Bloco H – 1º Andar / Anápolis – GO

Fale com a diretora

E-mail: viviane.batista@unievangelica.edu.br

Share
Loading...