Educação Física (Bacharelado)

O curso de Bacharelado em Educação Física da UniEVANGÉLICA prepara o estudante para muitas possibilidades de atuação, tais como promoção da saúde, a reeducação motora, o preparo para aumento do rendimento físico e esportivo, bem como a gestão de empreendimentos relacionados a atividades físicas, de lazer e esportivas. A UniEVANGÉLICA oferece infraestrutura de ponta no cenário goiano, com ginásio poliesportivo, parque aquático, pista de atletismo, entre outros.
Disciplinas alinhadas com as últimas tendências no segmento somam-se a um quadro docente altamente qualificado para oferecer uma formação de excelência no mercado.

Sobre o curso

O homem moderno precisa criar estratégias concretas que lhe proporcione condições de conhecer seu próprio corpo, entender o funcionamento desse quando requisitado fisicamente, desenvolver e manter habilidades motoras, experimentar o contato com grupos sociais, entendendo o papel destas atividades na construção do ser como um todo. Por esse motivo, a UniEVANGÉLICA elaborou um curso de formação em Educação Física em que possam ser habilitados profissionais capazes de interagir com a sociedade e transformar sua forma de ver o corpo e entender o movimento.

O curso de Educação Física (Bacharelado) visa formar um profissional dotado de experiências múltiplas na área da saúde, esporte e lazer, tendo condições para compreender as questões científicas, técnicas, sociais, éticas e morais de forma contextualizada. A Educação Física cuida de preservar a saúde do indivíduo por meio das atividades físicas e desportivas, ao mesmo tempo em que desenvolve os valores cognitivos.

Dados do Curso

Grau: Bacharelado

Modalidade: Presencial

Regime de matrícula: Semestral

Duração: 4 anos

Turno: Noturno

Vagas: 60

Campus: Campus Anápolis

Ato Regulatório – Renovação de Reconhecimento Portaria SERES/MEC Nº. 134/2018 Data do documento: 01/03/2018 – D.O.U. 02/03/2018

“O corpo humano é a melhor imagem da alma humana.”

 

Ludwig Wittgenstein

Mercado de Trabalho

A procura pelo curso em Educação Física tem se mostrado significativa, a partir de uma nova visão determinada pela definição de novos paradigmas para a área que tem se afirmado acadêmica e socialmente como um campo de conhecimento capaz de contribuir, de forma significativa, tanto para a formação e desenvolvimento do cidadão quanto para a melhoria das suas condições de saúde e consequente melhoria da qualidade de vida, pelo cultivo e valorização de um estilo de vida mais saudável.

De acordo com a resolução 046/2002 do Conselho Federal de Educação Física – CONFEF, que dispõe sobre a Intervenção do Profissional de Educação Física, esta é uma profissão integrada às áreas da educação e da saúde. O campo de ação da área abrange: o jogo, o esporte, a ginástica, a musculação, a dança, a ergonomia, as lutas, as artes marciais, a recreação, o lazer e a reabilitação. O Profissional de Educação Física utiliza diagnóstico, define procedimentos, ministra, orienta, desenvolve, identifica, planeja, coordena, supervisiona, leciona, assessora, organiza, dirige e avalia as atividades físicas, desportivas e similares, sendo especialista no conhecimento da atividade física/motricidade humana nas suas diversas manifestações.

Matriz Curricular


Trabalho de Conclusão de Curso

A elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC) faz parte do processo de formação acadêmica do profissional de Educação Física. Na oportunidade o acadêmico deverá montar o seu TCC e apresentá-lo na forma escrita e Oral, a uma banca examinadora. Para auxiliar os acadêmicos, o curso de Educação Física criou o Núcleo de Orientação que oferece apoio na elaboração do TCC, com horários pré-agendados diretamente com os professores do curso.

REGRAS PARA OS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

Estágio Curricular

O estágio é a oportunidade que o estudante tem para vivenciar a prática profissional. Entre os seus principais objetivos estão: proporcionar aos alunos de Educação Física a capacitação teórico-prática das modalidades oferecidas em academias, clubes, centros esportivos e programa de saúde da família (PSF); possibilitar aos alunos conhecimentos de prescrição e orientação as práticas corporais voltadas para a saúde e desempenho; vivenciar, por meio de aulas práticas, habilidades básicas e suas progressões dentro do processo de ensino das modalidades oferecidas pela instituição;

Acesse o Manual do Estágio

Atividades de Extensão

O curso de Educação Física encaminha anualmente diversos projetos de extensão à pró-reitoria de pós-graduação, pesquisa, extensão e ação comunitária, dos quais alguns são regulares:

  • Programa de Ginástica de Academia;
  • Programa de Escolinha de Natação, em parceria com a Prefeitura Municipal de Anápolis;
  • Programa de Escolinha de Atletismo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Anápolis;
  • Jornada de Educação Física;
  • UniESPORTE;
  • UniATI;
  • Programa Permanente Visitando a UniEVANGÉLICA;
  • Projeto Eduka+Angola
  • Festival de Dança
  • Festa da Roça
  • Torneios esportivos

Pesquisa

A atividade de pesquisa busca a análise e interpretação de fenômenos fisiológicos, sociais e relacionados ao desempenho. Exige adequação metodológica constante, uma vez que as relações na sociedade são móveis e flexíveis.

Na UniEVANGÉLICA, a pesquisa relaciona-se com a comunidade acadêmica de duas formas: a primeira se volta para a autonomia docente, uma vez que o ato de pesquisar conduz à revisão de conceitos, aplicação de métodos de investigação, análise e busca de explicação de fenômenos e à publicação de resultados que possibilitem a identificação de respostas para os problemas específicos da vida cotidiana do ser humano; a segunda é a compreensão da lógica da ciência, colocando-se à disposição dos alunos, professores e pesquisadores a prática da pesquisa científica, no sentido de incentivar a investigação científica em sua relação com a coletividade.

Atividades Complementares

Todo aluno matriculado no curso deverá somar 360 (trezentas e sessenta) HORAS deste tipo de atividade no decorrer do curso. Entende-se por Atividade Complementar as atividades relacionadas à participação em eventos técnicos, científicos, cursos, semanas de atividades e outros relacionadas à área de formação. O objetivo é proporcionar ao aluno experiências múltiplas, possibilitando vivências profissionais diversificadas.

Regulamento para Atividades Complementares

NDE – Núcleo Docente Estruturante

  • Denis Diniz
  • Iransé Oliveira Silva
  • Jairo Teixeira Júnior
  • Patrícia Espíndola M. Venâncio
  • William Alves Lima

Planos de Aprendizagem do Semestre

Corpo Docente

  • Aurea Marchetti Bandeira (Me)
  • Deise Aparecida Pires (Dr)
  • Denis Diniz (Me)
  • Fábio Santana (Me)
  • Frederico Shutz (Esp)
  • Grassyara Pinho Tolentino (Dr)
  • Henrique Lima Ribeiro (Me)
  • Hugo de Andrade Silvestre (Me)
  • Iransé Oliveira Silva (Dr)
  • Jairo Teixeira Júnior (Dr)
  • Júlia Bueno Morais Silva (Dr)
  • Leocimar Rodrigues Barbosa (Me)
  • Maria Clemência P. L. Ferreira (Me)
  • Patrícia Espíndola M. Venâncio (Dr)
  • Rávila Graziany Machado de Souza (Dr)
  • Robson Luís de Araújo (Me)
  • Sandra Elaine Aires Abreu (Dr)
  • Welton Dias Barbosa Vilar (Me)
  • William Alves Lima (Dr)
  • Wisley Gontijo Mesquita (Me)

Coordenador do curso

Dr. Iransé Oliveira Silva

Graduado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (1997); Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2003; 2016). Atualmente atua como diretor do curso de Educação Física da UniEVANGÉLICA. Tem experiência na área de Educação Física, interessando-se em pesquisa que inclui: aspectos cardiovasculares e neuromusculares associados à saúde e ao desempenho em diferentes esportes.

Currículo Lattes

Research Gate

Ainda tem Dúvidas? Contate-nos.

Telefone: (62) 3310-6684 / 0800 603 2023

Whatsapp: (62) 99804-1737

E-mail: relacionamento@unievangelica.edu.br

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