Ciências Biológicas

Sobre o curso de Bacharelado em Ciências Biológicas

O curso de Bacharelado em Ciências Biológicas se propõe a formar profissionais competentes, capacitando-os a desenvolver de maneira reflexiva, crítica e ética atividades relacionadas às Ciências Biológicas, propondo soluções, respeitando a vida e auxiliando na construção do conhecimento.

O bacharel em Ciências Biológicas terá conhecimentos suficientes que possibilitem a ele a compreensão de que a vida se organizou através do tempo, sob a ação de processos evolutivos, tendo resultado numa diversidade de formas sobre as quais continuam atuando as pressões seletivas.

Dados do Curso

Grau: Bacharelado

Modalidade: Presencial

Regime de matrícula: Semestral

Duração: 3,5 anos

Turno: Noturno

Vagas: 60

Campus: Campus Anápolis

Ato Regulatório – Renovação de Reconhecimento
Portaria SERES/MEC Nº. 914/2018
Data do documento: 27/12/2018
D.O.U. 28/12/2018

“Até que reconheçamos o papel essencial da biologia, nossas tentativas de realmente unificar o universo permanecerão um trem para lugar nenhum.”

 

Robert Lanza

Mercado de Trabalho

O egresso do curso se fará presente na sociedade como cidadão e pesquisador, utilizando seu conhecimento científico para atuar em meio ambiente e biodiversidade, saúde, biotecnologia e produção. A atuação pode ocorrer em diferentes atividades, tais como: análises em laboratórios industriais, clínicos e de pesquisa científica para fins de diagnóstico e fiscalização; coordenação de estudos de impactos ambientais e proposição de atividades mitigadoras desses impactos; fiscalização de atividades que coloquem em risco a saúde pública ou o meio ambiente, bem como a emissão de laudos e pareceres; realização de perícias de atividades ilícitas; supervisão e manejo de unidades de conservação da biodiversidade terrestre e aquática; proposição, coordenação e execução de projetos de pesquisa em institutos de pesquisa e universidades; ocupação de cargos técnicos – administrativos em diferentes níveis; gestão ambiental em empresas como no tratamento, deposição e reciclagem de diferentes tipos de resíduos; atuação como responsável técnico de laboratórios e/ou departamentos de diferentes instituições públicas e privadas; análises, bioensaios e testes em animais, em banco de leite humano, em banco de órgãos e tecidos e, em banco de sêmen, óvulos e embriões.

Matriz Curricular


Trabalho de Conclusão de Curso

A monografia de final de curso aborda uma área do conhecimento escolhida pelo aluno e é realizada sob a orientação de um professor do corpo docente da instituição. Essa atividade objetiva desenvolver no aluno a capacidade de escrever projetos e desenvolver pesquisa científica segundo normas pré-estabelecidas. O acompanhamento do aluno na elaboração do projeto e redação do trabalho final será realizado sob a orientação de um professor do corpo docente no último ano do curso (6º e 7º Períodos) por meio das disciplinas Orientação de TCC I e II.

Poderão ser realizados como Trabalho de Conclusão de Curso: a Monografia, o Artigo Científico (segundo as normas da ANPAD) e o Plano de Negócios.

Estágio Curricular

Os estágios supervisionados constam de atividades de prática pré-profissional, exercidas em situações simuladas e reais. Para cada aluno é obrigatória a integralização da carga horária total do estágio prevista no currículo pleno do curso. O estágio será coordenado, supervisionado e orientado por supervisor designado pelo diretor de curso nas diferentes áreas de atuação do biólogo.

Atividades de Extensão

A extensão, entendida como uma das funções básicas da universidade caracteriza-se pela interação sistematizada desta com a comunidade, visando contribuir para o seu desenvolvimento e nela buscar conhecimentos e experiências para a avaliação e revitalização do ensino e da pesquisa.

São consideradas atividades de extensão quaisquer tipos de condutas que envolvam: programas, projetos, eventos, cursos, prestação de serviços, produção e publicações; relacionadas às áreas temáticas realizadas em nome do Centro Universitário de Anápolis, dentro ou fora da Instituição. Essas atividades podem estar ou não inseridas nos planos de ensino.

Pesquisa

A pesquisa é pensada como parte integrante das políticas institucionais do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA. Dessa forma, o curso de Ciências Biológicas participa dos programas de incentivo à pesquisa – como o PIBID, no qual os alunos executam seus projetos de pesquisa com bolsas de iniciação científica nas modalidades PIBIC/UNIE e PIBIC/CNPq, assim como encorajando e apoiando os acadêmicos na produção de seus trabalhos de conclusão de curso e estimulando-os ao seguimento da carreira acadêmica (especializações nas diferentes áreas de atuação do biólogo, mestrado e doutorado).

Atividades Complementares

É preciso garantir que os currículos escolares, em especial os de nível superior, incluam dimensões da cultura humana que, mesmo valorizando o cognitivo, o desenvolvimento racional e lógico das disciplinas escolares, deem espaço para outros aspectos da formação, como as artes, o trabalho de extensão, a iniciação científica etc. Inclui ainda as diferentes linguagens da cultura humana, como a arte em suas variadas manifestações estéticas, e literárias, etc. Abrange a produção científica, as ideias, as concepções, as imagens e a tecnologia. Por isso há a inclusão no projeto pedagógico do curso atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos alunos, por meio da iniciação científica, da extensão, da monitoria e de atividades extracurriculares.

Coordenador do curso

Dr.ª Josana de Castro Peixoto

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2000) e bacharel pela Universidade Federal de Goiás (2000). Mestre em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (2002). Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2010). Pós- doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2014). Atualmente é professora credenciada ao Programa de Pós-graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente do Centro Universitário de Anápolis (Unievangélica), Coordenadora do curso de Ciências Biológicas- bacharelado do Centro Universitário de Anápolis e docente titular da Universidade Estadual de Goiás, campus Anápolis, GO..

Currículo Lattes

Ainda tem Dúvidas?
Contate-nos.

Secretaria do Curso

Telefone: (62) 3310-6754

Localização: UniEVANGÉLICA – Bloco E – 2º Andar / Anapólis – GO

Fale com a diretora

E-mail: josana.peixoto@unievangelica.edu.br

Loading...