O curso de Arquitetura e Urbanismo está em sintonia com as transformações do século 21. Informação e dinamismo regem o nosso tempo e o Curso se apresenta com inovadoras diretrizes de ensino e aprendizagem, em que o estudante recebe uma formação integral e humanista, enfatizando a reflexão e troca de ideias. O Curso oferecido pela UniEVANGÉLICA reforça a descoberta, a experimentação e o pensamento crítico associado à inovação e ao empreendedorismo, na perspectiva contemporânea do trabalho do arquiteto.
O Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UniEVANGÉLICA objetiva a formação de profissionais de nível superior, com o título de Arquiteto e Urbanista, aptos a desempenhar as atividades referentes a edificações, conjuntos arquitetônicos, monumentos, paisagismo, interiores, planejamento físico, local, urbano territorial e serviços afins e correlatos, atuando nas fases de supervisão, coordenação e orientação técnica, estudo, planejamento, projeto e especificação, assistência, assessoria e consultoria, direção de obra e serviço técnico, vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico, desempenho de cargo e função técnica, ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio, mensuração e controle de qualidade, execução de obra e serviço técnico, fiscalização de obra e serviço técnico, produção técnica e especializada, condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção, execução de instalação, montagem e reparo, operação e manutenção de equipamento e instalação, execução de desenho técnico.
O Arquiteto e Urbanista formado na UniEVANGÉLICA deverá ter um perfil de profissional generalista, apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade,com relação à concepção, organização e construção do espaço exterior e interior, abrangendo a edificação, o urbanismo e o paisagismo nos conceitos da sustentabilidade, bem como a conservação e a valorização do patrimônio construído, proteção do equilíbrio do ambiente natural e à utilização racional dos recursos disponíveis, orientados para a projetação arquitetônica e urbanística, em sua mais ampla acepção, e a consecução dos projetos complementares e execução de obras.
Dados do Curso
Grau: Bacharelado
Modalidade: Presencial
Regime de matrícula:Semestral
Duração: 5 anos
Turno: Matutino
Vagas: 60 semestrais
Campus: Campus Anápolis
Ato Regulatório – Renovação de Reconhecimento
Portaria SERES/MEC Nº. 914/2018
Data do documento: 27/12/2018
D.O.U. 28/12/2018
O graduado em arquitetura e urbanismo deverá ter uma visão suficientemente amadurecida e conexa com outras áreas afins, pois a sociedade necessita de profissionais com conhecimentos e treinamento à altura do desenvolvimento tecnológico contemporâneo, com base na sustentabilidade ambiental, social e econômica, nas condicionantes ambientais e dos parâmetros da acessibilidade universal.
Seu exercício profissional deve possibilitar a sua participação efetiva na qualidade de vida dos habitantes, dos assentamentos humanos e a qualidade material do ambiente construído e sua durabilidade; no uso da tecnologia em respeito às necessidades sociais, culturais, estéticas e econômicas das comunidades; no equilíbrio ecológico e o desenvolvimento sustentável do ambiente natural e construído; na valorização e preservação da arquitetura, do urbanismo e da paisagem como patrimônio e responsabilidade coletiva.
O Trabalho de Curso – TC é uma oportunidade para os estudantes dos últimos dois semestres do curso de Arquitetura e Urbanismo integrarem seus conhecimentos em uma pesquisa bibliográfica e na apresentação da solução de um projeto complexo que integre arquitetura e urbanismo. O Trabalho de Curso é constituído por etapas, as quais se encontram distribuídas entre os 9º e 10º semestres.
O curso de Arquitetura e Urbanismo da UniEVANGÉLICA solicita um número de 240 horas a serem cumpridas e estas podem ser realizadas dentro de uma mesma empresa ou com a somatória de horas trabalhadas em diversas empresas. Vale reforçar que todas as atividades somadas devem estar dentro do campo de atuação que seu curso o capacita.
Termo de Compromisso de Estágio
Requerimento de Convalidação das Atividades
Formulário do Supervisor Externo
Formulário do Professor Orientador
Atividades de Extensão são importantes no sentido de desenvolver as habilidades comportamentais, políticas e sociais para consolidar o perfil do egresso desejado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da UniEVANGÉLICA. Elas possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades e competências do egresso fora do ambiente acadêmico, favorecendo a ampliação, enriquecimento e contemporaneidade de seu currículo com experimentos e vivências acadêmicas externas ao curso.
Algumas dessas atividades são as viagens técnicas programadas, sob a orientação de um professor, englobando os conhecimentos de traçados urbanos, patrimônio histórico e legislação de cidades próximas como Goiânia, Brasília, Cidade de Goiás, Pirenópolis, cidades goianas no entorno do Distrito Federal e das regiões de expansão e crescimento urbano como Sul, Sudoeste e Centro-Norte goiano.
A metodologia de ensino proposta pelo curso de Arquitetura e Urbanismo preocupa-se com a interação entre a teoria e a prática, muito antes do início do estágio supervisionado, possibilitando que a relação entre os conhecimentos teóricos e os conhecimentos práticos se efetive durante o percurso da formação.
Pensando nisso, desde o primeiro período, são oferecidas diversas oportunidades de inserção em projetos de pesquisa da Instituição pelos programas de iniciação científica (PIBIC / CNPQ), (PIBIC / UniEVANGÉLICA) PUIC e (PAPE – Programa de auxílio à Pesquisa e Extensão), além projetos de extensão multidisciplinares.
Objetivam motivar os alunos a participarem de atividades diversificadas e enriquecedoras para a sua experiência humana e profissional, possibilitar o reconhecimento de habilidades e competências em atividades interdisciplinares de estudo, pesquisa, iniciação científica, monitoria, seminários, simpósios, congressos 44 e estágios não-obrigatórios, além de incentivar a participação em atividades comunitárias, de interesse social e coletivo e em atividades de complementação social, cultural e humana.
Loading...